UAlg Logótipo

Cavala algarvia em destaque no Festival do Petisco Mediterrânico

18-09-2015 - 10:58

O jardim da Alameda, em Faro, é palco até 20 de setembro, do Festival do Petisco Mediterrânico. Em destaque no evento estará a cavala algarvia.

Do programa, realça-se uma demonstração do projeto Cavala Algarvia, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), que terá lugar a 18 de setembro (sexta-feira), às 19h00, com novas receitas de cavala.

Recorde-se que a cavala é uma das espécies mais capturadas e das menos aproveitadas da frota algarvia, sendo que a generalização da sua utilização para consumo humano seria uma mais-valia significativa para a economia deste setor produtivo.

Assim, o objetivo do projeto cavala algarvia, financiado pelo programa PROMAR, com o apoio do GAC SOTAVENTO, e coordenado pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) - Universidade do Algarve, visa «promover o seu consumo e a sua valorização enquanto recurso económico».

Neste contexto, o projeto está a desenvolver um conjunto de estudos para determinar as características biológicas e perfil nutricional da cavala e paralelamente, promover uma série de eventos com vista à divulgação de receitas tradicionais e inovadoras cujo ingrediente principal seja a cavala.

Estas ações irão promover e valorizar este tipo de recursos pesqueiros, incentivando em simultâneo a sua pesca sustentável.

Depois de Faro segue-se ainda neste fim-de-semana mais um showcooking, no dia 20 de setembro, na Marina de Vilamoura. 

O Festival começou no dia 16 de setembro.

Texto: www.agronegocios.eu. Link.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07