UAlg Logótipo

CIEO realiza Seminário sobre Comunidades Energéticas Sustentáveis

19-10-2016 - 16:55

O Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve promovem o seminário «Comunidades Energéticas Sustentáveis: Estudo de Implementação de uma Comunidade Eólica no Algarve» que decorrerá no dia 21 de outubro, às 18h30, na sala 3.E da Faculdade de Economia, Campus de Gambelas.

A sessão terá como orador convidado o Professor Francisco Calhau, do Instituto Superior de Engenharia da UAlg e tem entrada livre.

A gestão de forma sustentável do consumo de energia constitui um dos maiores desafios que a sociedade enfrenta à escala global. Impõem-se, portanto, políticas inovadoras não só em novos processos de extração/produção, mas também na forma como a sociedade se disponibiliza para intervir nesses processos. São necessárias políticas que fomentem e apoiem a criação de comunidades, em que as sociedades locais e regionais readquiram o espírito comunitário em defesa de causas comuns, como seja o caso da exploração e gestão eficiente de formas de energia verde, constituindo as “renewable energy communities”. O trabalho realizado centrou-se na análise do potencial que as energias renováveis, em particular a eólica e a fotovoltaica (por si sós ou em sistemas híbridos), podem representar no desenvolvimento de projetos que se baseiem na aplicação do conceito “renewable energy community”.
Com o caso de estudo na Costa Vicentina, pretendeu-se através do modelo desenvolvido, avaliar a possibilidade de implementação de sistemas de produção de eletricidade, com base na instalação de turbinas eólicas de pequena ou média potência, que possam dar resposta às necessidades de consumo de pequenas comunidades urbanas na região do Algarve. Os resultados obtidos permitiram concluir que para os aerogeradores considerados no estudo, os indicadores de desempenho financeiros e económicos apresentaram valores favoráveis à implementação dos respetivos projetos, com base na produção prevista anualmente e no número equivalente de habitações.

Sobre Francisco Calhau
Docente no Instituto Politécnico de Faro de 1986 a 1992. Docente na Universidade do Algarve desde 1992, no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia. Membro do Conselho Geral na Universidade do Algarve desde 2009. Presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia de Maio de 2004 a Julho de 2009. Diretor do Instituto Superior de Engenharia de Agosto de 2009 a Março de 2010. Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia de Outubro de 2000 a Outubro de 2002. Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica de Maio de 1998 a Março de 2004. Chefe de Serviços/ Chefe de Departamento de Métodos na Cometna - Companhia Metalúrgica Nacional, SARL de Março de 1979 a Agosto de 1986.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07