UAlg Logótipo

IPDJ lança programa de apoio à criação de empresas por jovens

05-01-2017 - 11:56

Já estão abertas as candidaturas ao Programa 'Empreende Já', uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude, que se destina a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

 

O programa contempla duas ações.

A ação 1 pretende apoiar o desenvolvimento de projetos com vista à criação de empresas e de entidades da economia social e confere aos jovens que vierem a ser selecionados o pagamento mensal, durante seis meses, de uma bolsa no valor de 1,65 IAS (em 2016 este valor corresponde a 691,70 EUR), formação, até um máximo de 250 horas em temas transversais à ação empreendedora e apoio técnico personalizado (tutoria) com vista à estruturação e sustentabilidade do projeto de constituição de empresa ou de entidade de economia social, com a duração máxima de 30 horas.

A ação 2 pretende dar apoio à sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho (criados ao abrigo do EJÁ, resultantes dos projetos desenvolvidos na ação 1 do programa) com um paio financeiro de 10.000€ por projeto que for selecionado.
O programa terá duas edições, entre 2016 e 2018, cada uma com duas ações distintas.

A primeira destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de aquisição de competências por parte dos jovens, enquanto a segunda se destina a apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores.

O IPDJ pretende envolver na primeira ação deste programa 630 jovens NEET dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.

Os jovens empreendedores terão durante 6 meses uma bolsa de apoio financeiro equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS) e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.

O segundo apoio financeiro implica o compromisso de manter a entidade em atividade durante 2 anos.

O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado, no valor de 4.600.000,00 euros, pelo PO ISE -- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 -- Iniciativa Emprego Jovem.

 

Resumo do Programa
pdf, 592 KB
ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07