UAlg Logótipo

Lisboa disputa com Amesterdão conferência de tecnologia

08-09-2015 - 11:16

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou nesta quinta-feira que a cidade está na final para receber a Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia e empreendedorismo na Europa, que no ano passado teve 22 mil participantes em Dublin.

“A candidatura de Lisboa à organização da Web Summit 2016 é mais um passo seguro na consolidação da nossa cidade como palco preferencial para a realização dos grandes eventos a nível mundial na área do empreendedorismo e do sector das tecnologias e inovação”, afirmou o presidente da câmara, Fernando Medina, em comunicado. “Lisboa é uma startup city e não o é por acaso.”

A capital portuguesa enfrenta agora a concorrência de Amesterdão. Entre os critérios de selecção, estão a capacidade para alojar os participantes e a ligação das cidades ao empreendedorismo tecnológico,

A candidatura para acolher o evento foi anunciada pelo Governo no mês passado. O processo está a ser levado a cabo pelo Turismo de Portugal, pela Associação Turismo de Lisboa e pela AICEP, uma agência de promoção do investimento em Portugal.

Foi entretanto criado no Facebook um grupo de apoio à candidatura portuguesa, que conta com perto de 1800 pessoas.

A Web Summit realiza-se desde 2010 na cidade irlandesa de Dublin e tornou-se um evento conhecido no circuito de conferências de tecnologia. Na agenda da edição deste ano, que acontece no início de Novembro, estão o presidente dos estúdios de animação Pixar, Ed Catmull; o director de tecnologia do Facebook, Mike Schroepfer; um dos fundadores do Instagram, Mike Kriege; e o criador do antivírus Kaspersky, Eugene Kaspersky.

Para além das conferências, a Web Summit inclui ainda um concurso de startups, em que estas fazem uma apresentação a um júri e, também, a uma audiência com milhares de potenciais investidores ou parceiros de negócio. No ano passado, a Codacy, uma empresa que nasceu em Portugal apesar de estar registada no Reino Unido, foi uma das vencedoras da competição. Desenvolve um serviço que inspecciona automaticamente código informático em busca de falhas.

 

Texto: in Público. Link.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07