UAlg Logótipo

Primeira EXPO – Biomassa Algarve decorre em Loulé

09-03-2016 - 16:41

Foto: Lumbar~commonswiki, CC BY-SA 3.0

A Câmara Municipal de Loulé e o NERA apoiam a realização da “I EXPO – Biomassa Algarve – Biomassa Florestal para Aquecimento de Edifícios, Piscinas e Equipamentos” que terá lugar nas instalações do NERA, na Zona Industrial de Loulé, no dia 11 de março, das 14h30 às 18h30, e no dia 12 de março, das 10h00 às 17h00.

Durante os dois dias em que decorrerá esta iniciativa, estará disponível uma mostra de equipamentos, distribuidores e instaladores de caldeiras domésticas e industriais e outros equipamentos a biomassa.

A Expo - Biomassa Algarve é destinada a potenciais consumidores, particulares, empreendedores hoteleiros, edifícios municipais e demais equipamentos sociais e turísticos, bem como a investigadores, associações para a energia e produtores florestais.

No dia 11 de março decorrerá, em simultâneo com a mostra acima referida, um seminário onde serão abordadas as potencialidades, vantagens, casos de sucesso e instrumentos de financiamento, bem como os incentivos ao investimento nesta área, conforme programa que segue em anexo.

O aproveitamento da biomassa florestal pode trazer mais-valias para a região do Algarve, aumentando a sustentabilidade dos sistemas florestais, minimizando riscos de incêndio e compensando os produtores florestais pelos serviços ambientais prestados à comunidade.

A participação nesta iniciativa (Mostra e Seminário) será gratuita e aberta ao público em geral.

Programa

A sessão de abertura deste evento tem início pelas 14h30, com as apresentações de Vítor Neto, presidente do NERA, Valentina Calixto, diretora regional das Florestas e da Conservação da Natureza, ICNF, IP, e Pedro Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Loulé.

Segue-se a 1ª parte desta iniciativa, com as seguintes intervenções: “A Biomassa para energia  em Portugal”, por Piedade Roberto, do Centro de Biomassa Para a Energia; “Potencialidades de uso de biomassa na região do Algarve”, por Inês Duarte, da CEABN/InBio; “Aquecimento a biomassa das piscinas municipais cobertas em S. Brás de Alportel”, por Filipe Sobral, da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel”; “Utilização prática de madeiras em estilha”, por Ricardo Diogo, da Ambitrena; “Utilização eficiente de recuperadores de calor em lareiras”, por Nelson Sousa e Carlos Nunes, da Universidade do Algarve; “Exemplos de investimento regional na biomassa em Portalegre”, por Diamantino Conceição, da AREANATejo; “Apoios às empresas no CRESC ALGARVE2020”, por Sónia Sequeira, do Programa CRESC ALGARVE.

Na 2ª parte da sessão, haverá um debate moderado por José Macário Correia (Fomentinvest), em que participam Hugo Barros, do CRIA Universidade do Algarve, José Oliveira, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC), Associação de Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (ASPAFLOBAL) e Associação de Produtores Florestais Cumeadas do Guadiana (CUMEADAS).

Texto: Diário Online

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07