UAlg Logótipo

Projecto Tasa lança prémio “inovação nos entrelaçados”

19-01-2018 - 14:30

O Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais – lança prémio nacional destinado a incentivar a interação entre o design de produto e as artes tradicionais do Algarve, focada nos entrelaçados. Este prémio insere-se no Programa "Artesãos do Século XXI" com vista a formar novos artesãos e criar o ambiente propício à inovação das artes tradicionais, garantindo a sua continuidade.

A iniciativa surge num contexto de iminente extinção das técnicas ancestrais dos entrelaçados em materiais vegetais, dada a avançada idade dos artesãos (aqueles que colaboram com o TASA apresentam uma média de idade superior a 70 anos). Corre-se o risco de uma importante perda cultural e desaparecimento de uma atividade com claro contributo para os valores da sustentabilidade, que, além do mais, tem gerado procura no mercado atual.

O Projeto TASA aposta desde 2010 na missão de afirmar o artesanato como uma profissão de futuro e tem razões para acreditar que as artes tradicionais podem continuar a ser uma atividade produtiva, geradora de oportunidades de empregabilidade.

O prémio dirige-se a estudantes ou recém-licenciados em design de produto, equipamento ou industrial. Desafia os candidatos a aplicar a inovação na procura de soluções para necessidades quotidianas, ligadas à função prática do objeto, recorrendo aos entrelaçados em materiais vegetais (cana, palma, palhinha, tabua, entre outros). Os projetos podem ser enviados até ao dia 7 de Março de 2018. As condições de participação e o valor do prémio devem ser consultados em www.projectotasa.com

Esta iniciativa conta com o apoio do Anantara Vilamoura Algarve Resort, um parceiro que aposta no Projecto TASA como forma de proporcionar uma experiência autêntica e diferenciadora aos seus clientes, centrada na valorização da cultura local.

Cartaz
jpg, 2336 KB
ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07