UAlg Logótipo

Projeto Tuna Route promove a criação de Rota Internacional do Atum

16-02-2018 - 16:37

Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2018, realizou-se a reunião de kickoff do projeto TUNA ROUTE, financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) da União Europeia.

A Universidade do Algarve é parceira neste projeto, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia – CRIA, e da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo – ESGHT.

Este projeto tem como principal objetivo a criação de rotas internacionais temáticas, centradas no atum rabilho (blue fin tuna, Thunnus thynnus) para o desenvolvimento do turismo na Europa, tornando-a uma referência nesta área. O objetivo é a concentração de sinergias entre as várias áreas do turismo náutico relacionado com o atum, como a aquacultura, desportos aquáticos, pesca recreativa, ciência, cultura e gastronomia.

WP_20180205_11_57_10_Pro.jpg

A reunião teve lugar nas instalações da Câmara de Comércio de Palma de Mallorca, Espanha. No primeiro dia os parceiros foram formalmente apresentados e foram discutidos os vários work packages do programa de trabalhos. No segundo dia, os parceiros tiveram oportunidade de se reunir com stakeholders locais, como representantes da pesca desportiva e armadores, associações de turismo náutico, associações de portos e cientistas, para debater a temática do turismo associado ao atum.

As primeiras atividades do projeto serão a identificação de boas práticas nas regiões da parceria e a constituição de dois conselhos consultivos com especialistas em 1) Sustentabilidade e 2) Desenvolvimento de produto.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07