UAlg Logótipo

Quatro projetos de empreendedorismo mostram que a união é, cada vez mais, a alma do negócio

20-07-2015 - 15:24

O NERA, em Loulé, foi o local escolhido para acolher o evento Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que se realizou esta sexta-feira, dia 17 de julho.

Este evento teve como objetivo central a apresentação dos resultados de quatros projetos financiados pelo Algarve 21 – Programa Operacional Algarve 2007-2013.

A sessão de abertura contou com a presença dos representantes das entidades envolvidas nos seus desenvolvimentos: António Branco, reitor da Universidade do Algarve; Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé; Vítor Neto, presidente do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve; e David Santos, presidente da CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

Empreender e inovar mais

O primeiro projeto em destaque neste seminário foi o Algarve 2015 – Empreender e Inovar +, que incluiu uma série de atividades enunciadas pelo coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg.

De acordo com Hugo Barros, as ações dinamizadas resultaram na realização de diagnósticos a 52 empresas, na promoção de 55 encontros bilaterais, no desenvolvimento de 30 propostas de I&DT para a solução de necessidades empresariais, e na submissão de 6 projetos de colaboração ao CRESC Algarve. O projeto resultou ainda na organização de 6 Focus Group, que resultaram em 24 comunidades de inovação.
Adicionalmente, o projeto supramencionado integrou ainda o lançamento do concurso ‘Ideias em Caixa’, que recebeu 161 candidaturas, mais do dobro das que estavam previstas.

Experimentar mais e melhor em novas e renovadas infraestruturas

Também o projeto UAlg Business Lab contemplou uma série de iniciativas potenciadoras do potencial de investigação e desenvolvimento tecnológico e de prova de conceito da Universidade do Algarve, sendo de destacar a edificação dos espaços laboratoriais de medicina, a requalificação da estação experimental do Ramalhete, e a requalificação dos pavilhões dos espaços de incubação, nomeadamente pré-laboratoriais e espaços escritório.

Em termos imateriais, destaque para a atualização do catálogo de competências da Ualg, nas ações de matching tecnológico entre a universidade e o tecido empresarial, e demais outras ações de esclarecimento e divulgação.

Os resultados atingidos resultam numa maior capacitação da Universidade do Algarve como agente de inovação e competitividade territorial, em cooperação com os demais agentes económicos e sociais.

“O negócio está na área”

Promovido pela Câmara Municipal de Loulé e pelo NERA, o projeto AEL - Área Empresarial de Loulé foi outro dos que esteve em análise esta sexta-feira.

Este projeto incluiu a criação de uma marca, com o slogan “o negócio está na área”, de uma imagem e de diversos materiais e suportes de comunicação, nomeadamente o website www.aeloule.pt.

DSC02426.JPG

No âmbito do AEL, foram ainda realizadas ações de capacitação das empresas instaladas, obras, uma das quais no troço da EN396, e iniciativas de promoção de intercâmbio empresarial.

Foi ainda criada uma linha de apoio para acolher novas empresas, que prestou consultoria a 14 empreendedores, no total.

Junção de empresas de diferentes setores origina novos projetos

O evento Empreendedorismo e Inovação Empresarial terminou com a apresentação dos resultados do projeto INTERSETOR - Promoção da Variedade Relacionada no Algarve.

Uma das atividades do INTERSETOR consistiu na realização de 16 workshops para a criação de redes de cooperação locais e regionais, entre entidades de diferentes setores de atividade, que contaram com cerca de 200 participantes.

Durante o período de execução do projeto INTERSETOR, foram também realizados encontros B2B e desenvolvidas ações de amadurecimento e seleção de projetos de variedade relacionada e outras de apoio na preparação e submissão de candidaturas ao CRESC - Algarve 2020. Até ao momento, foram submetidas 6 candidaturas a este novo programa de financiamento comunitário, estando em preparação 11 projetos intersetoriais.

Os presentes no seminário, além de conhecer o trabalho desenvolvido em cada dos quatro projetos pelas entidades gestoras, pôde também ouvir os testemunhos de empresários e empreendedores a quem foram concedidos apoios para desenvolvimento de ideias de negócio.

Em destaque estiveram as empresas Angulata e PETRA e os consórcios BioREG, ENERSYS e VR2Play&Explore.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07