UAlg Logótipo

UAlg participa em formações sobre planeamento energético

12-04-2016 - 16:28

No dia 07 de abril a Universidade do Algarve participou na segunda reunião do Projeto E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning na Universidade Pablo de Olavide (UPO) em Sevilha, Espanha.

O Projeto E-RESPLAN é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS+ (Programa Comunitário 2014-2020), ação Parcerias Estratégicas, e tem como objetivo preencher lacunas existentes nos programas de ensino superior, com foco nas fontes de energia renováveis, desenvolvimento e ordenamento do território.

Para além da UAlg e da UPO, a parceria do projeto é constituída pela Universidade de Maribor, Eslovénia (parceiro líder), a UNIROMA3 - Universita degli Studi Roma Tre (Roma, Itália), uma Agência de Energia da Croácia denominada IRENA - Istrian Regional Energy Agency Ltd., e Malta Intelligent Energy Management Agency (MIEMA) uma Agência de Energia estabelecida em La Valeta, Malta.

2.jpg (2)

Durante os 24 meses do E-RESPLAN prevê-se a organização de cursos dirigidos a professores e a alunos dos países da parceria. Estas formações pretendem utilizar mapas concetuais (Cmaps) enquanto metodologia de aprendizagem com foco no planeamento energético integrado, no sentido de preencher a necessidade de ferramentas específicas e interdisciplinares no ensino superior. Para além destas ações, o E-RESPLAN objetiva realizar, testar e divulgar uma nova ferramenta educacional o ENERGY-CMAP, um software livre para fins científicos e educacionais que permitirá a atualização contínua dos conteúdos e a interação constante entre alunos e professores.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07