Ideias em Caixa 2010

30-06-2015 - 15:32

A Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA, promoveu, em 2010, o Concurso de Ideias para criação de empresas inovadoras “Ideias em Caixa 2010”, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

O Concurso de Ideias de Negócio da UAlg realizou-se pela 3ª vez. Das edições emergiram vários projetos de sucesso, e o CICaixa tornou-se num instrumento de mudança de paradigma para a região e para a UAlg, enfatizando a importância da criação da própria empresa como consequência natural do saber acumulado.

Promover o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve, apoiando a criação de empresas, especialmente com base no conhecimento produzido na UAlg por alunos, investigadores e professores foi um dos principais objetivos.

Pretende-se aumentar as exportações, a coesão regional e diversificar a economia do Algarve, fixar mão-de-obra qualificada, e contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e do país.

O CICaixa 2010 decorreu em três fases sequenciais. A ideia central é criar foi “funil de maturação” dos projetos, em que ideias iniciais, ainda que pouco estruturadas, percorrem um processo de amadurecimento, resultando em modelos de negócio mais robustos e com maior possibilidade de êxito.

Fases do Concurso:

1ª Fase – Entrega de Candidaturas (22 Nov. 2010 – 17 Jan. 2011)
Os participantes apresentam as candidaturas através do preenchimento de um formulário (disponível aqui), que deverá ser enviado juntamente com os curricula vitae de cada participante para ci2010@ualg.pt, até ao dia 17 de Janeiro de 2011. As 30 melhores passam à fase seguinte.
2ª Fase – Seminários e Oficinas de Empreendedorismo (29/30 Jan. 2011 e 5/6 Fev. 2011)
Os participantes selecionados frequentam seminários e oficinas com conteúdos de gestão e outras temáticas na área do empreendedorismo. Nas oficinas, os participantes maturam as ideias de negócio, apoiados e motivados por consultores especializados. No final, As ideias são apresentadas ao júri.
3ª Fase – Avaliação Final (7 Fev. 2011 – 21 Mar. 2011)

Os prémios atribuídos no CICaixa e as sinergias que se criam (e.g., parcerias de negócio, acesso a financiamento) constituem fortes incentivos para vencer a inércia no arranque do negócio.

Face à elevada qualidade das ideias a concurso, o júri decidiu alargar o número de premiados relativamente ao previsto no regulamento do concurso, atribuindo um pacote de prémios à melhor ideia de negócio na área da Economia do Mar e um pacote semelhante às ideias classificadas entre o 1.º e o 11.º lugares, em vez dos nove inicialmente previstos.

O pacote incluiu um plano de negócios, apoio do CRIA, um ano de associado da Associação Nacional de Jovens Empresários, um ano associado do NERA, conceção de imagem corporativa e sítio, alojamento de sítio e registo de domínio, apoio contabilístico, formação empresarial e em marketing digital.

Todos estes projetos foram também acompanhados por «mentores», empresários já estabelecidos no Algarve, que partilharam informalmente os seus conhecimentos com os promotores das iniciativas empresariais.

O júri decidiu ainda atribuir ainda uma menção honrosa às ideias classificadas entre o 12.º e o 27.º lugares, com o apoio do CRIA e de coaching por consultores especializados para focalização e desenvolvimento dos conceitos de negócio.

 

Vencedores do Concurso “IDEIAS EM CAIXA” 2010


Prémio Especial Economia do Mar

Caviar Portugal – Economia do Mar – Produção intensiva de esturjão para comercialização da carne e caviar.

1-11º Classificados (ordem alfabética)

Cucumelo – Agro-Alimentar – Produção de cogumelos comestíveis de elevada qualidade, em ambiente controlado.

Design Thinking Algarve – Indústrias Criativas – Aplicação da metodologia Design Thinking – ferramenta colaborativa para identificação de problemas e desenvolvimento de soluções, centradas nas experiências e participação dos consumidores/utilizadores – ao design ou redesign de produtos e serviços.

DiQual – Agro-Alimentar – Implementação de métodos não-invasivos para a certificação rápida, precisa e não destrutiva da qualidade interna de frutos por parte de produtores/cooperativas/centrais fruteiras/entrepostos.

Dispositivos Personalizados para Efeitos Sonoros – Eletrónica – Desenvolvimento de dispositivos eletrónicos para produção de efeitos sonoros, personalizáveis ao estilo do cliente, para uso com instrumentos musicais.

DockId – Economia do Mar – Solução informática para monitorização, segurança e controlo de embarcações de recreio em marinas e portos de abrigo, assim como do seu posicionamento geográfico nas águas circundantes.

DriveMyPhone – TIC – Veículo de entretenimento, controlado remotamente pela Internet ou WiFi, através da ligação a um smartphone colocado a bordo.

Envtech – Economia do Mar – Gestão costeira e do mar, através da aplicação de ferramentas numéricas ao estudo e previsão da evolução de sistemas marinhos e costeiros, otimização de processos/minimização de riscos, e serviço online de previsão marítima.

iDescobrir – TIC – Editora digital que proporciona novas facilidades para descobrir os territórios e os seus valores culturais e naturais, utilizando as tecnologias móveis da informação e da comunicação.

PontualMed – Saúde – Acompanhamento farmacoterapêutico, baseado numa caixa de armazenamento de medicamentos semanal que alerta o utente da altura correcta para a toma do medicamento, evitando falhas na terapêutica.

PtomicA – Economia do Mar – Desenvolvimento de biomarcadores aplicáveis à aquacultura e área do mar, para aferir o bem-estar do peixe, a qualidade do pescado e o efeito no mesmo de diferentes rações em aquacultura.

Wisenet – TIC – Instalação e gestão de redes de dados sem fios para transmissão de informação sensorial, com fornecimento de instrumentação electrónica, e armazenamento, gestão e disponibilização em tempo real de dados sensoriais.

 

12º-27º Classificados (ordem alfabética)

Al-Flavors – Agro-Alimentar – Redesenho de produtos tradicionais do Algarve, transformando-os em “objetos de design”, fortemente comerciais.

Alfa@Editora – Indústrias Criativas – Serviço editorial digital de produção, distribuição, publicação de obras literárias, técnico-científicas, multimédia e conteúdos digitais associados, onde autores e leitores serão membros ativos na coordenação editorial através de plataformas online semelhantes às redes sociais.

Aparte – Indústrias Criativas – Criação de produtos multimédia/cinematográficos através de parcerias na área criativa, com o intuito de promover o seu desenvolvimento no Algarve.

EcoBlitz – Ambiente – Sistema de apoio à decisão, especializado na gestão dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável, que assenta num software de fácil utilização, integra conhecimento atual, tecnologia de ponta e ferramentas de comunicação, e promove momentos de diálogo claro, e construtivo.

Home Clinic – Saúde – Criação de um nariz eletrónico desenvolvido com base em sensores de gás e polímeros semicondutores para deteção e diagnóstico de variáveis biológicas.

Hometech – Ambiente – Empresa especializada na área de sustentabilidade ambiental e energética, habilitada para o estudo e projeto de soluções integradas que promovam a utilização eficiente e fiável dos recursos (e.g. aproveitamento da água, otimização energética e gestão dos materiais).

IF… – Consultoria – Serviços de assessoria em advanced marketing, em torno de quatro áreas de negócio - neuromarketing, marketing experiencial, marketing de relação e marketing virtual/digital.

Lama & Sal – Economia do Mar – Exploração de recursos ligados à salinicultura tradicional, lamas marinhas e águas mães, para utilização em produtos cosméticos e terapêuticos.

Mar Picado – Economia do Mar – Investigação e consultoria no meio marinho, conjugando a vertente física, química, geológica e biológica.

Monitorização e Previsão de Parâmetros Ambientais – Eletrónica – Desenvolvimento e comercialização de dispositivos para medir e prever vários tipos de dados ambientais, através da aplicação de redes neuronais.

Neblina de Verão – Instrumentação – Produção de sistemas de nebulização para climatização de espaços abertos, de forma a arrefecer o ambiente tornando a sua utilização mais agradável.

Portal de Turismo Responsável – Turismo/Lazer – Desenvolvimento de nichos em Turismo Responsável e Sustentável, como o Ecoturismo, Expedições, Pedestrianismo, Birdwatching, Volunturismo, através de um portal web 2.0.

Produção Biológica de Ostras – Economia do Mar – Produção biológica de ostras em regime de aquicultura artesanal na Ria Formosa, e potencialização da comercialização ao nível do mercado interno e externo.

Quinta Eco-Pedagógica do Cão de Água – Turismo/Lazer – Espaço onde os visitantes poderão aprender sobre as raças autóctones em vias de extinção, agricultura biológica, sabores tradicionais e usos e costumes algarvios.

Vinyar – Biotecnologia – Serviço de auditoria da qualidade do ar interior em instalações produtoras de vinho, que traça o perfil do estado de contaminação do ambiente interno do edifício e implementa medidas preventivas e corretivas.

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