16-03-2018 - 12:09
O Poliempreende é um concurso de ideias e planos de negócios que visa promover a cultura empreendedora e fomentar a criação de empresas baseadas no conhecimento, contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional. O Poliempreende tem como objetivo máximo incutir e estimular o empreendedorismo, bem como proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação do próprio emprego.
É um projeto concebido para promover a mudança de atitudes dos atores académicos neles participantes, induzindo-os a incorporar nas suas atividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado. Paralelamente contribui para o enriquecimento curricular dos seus participantes.
Está orientado para dar à sociedade e à economia um forte e sério contributo, através da constituição de empresas de cariz inovador e implantação regional, que possam ser levados à prática e, ainda, para o fomento do empreendedorismo nas regiões de influência das instituições de ensino politécnico e das PME criadas no âmbito do Poliempreende.
QUEM ORGANIZA?
O Poliempreende é promovido por por todas as instituições politécnicas do país e escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e escolas politécnicas das universidades.
A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 15ª edição do concurso a cargo do Instituto Politécnico de Portalegre.
Na Universidade do Algarve a iniciativa é promovida pelo CRIA.
COMO FUNCIONA?
O Poliempreende tem duas grandes fases. A nível regional, cada Instituto Politécnico promove um conjunto de iniciativas destinadas aos seus alunos, que culminam na escolha do melhor projeto.
Os vencedores da componente regional irão participar no concurso nacional onde serão submetidos à apreciação de um júri Nacional que irá escolher os três melhores projetos nacionais.
QUEM SE PODE CANDIDATAR?
Podem candidatar-se estudantes e diplomados subsistema politécnico da UAlg. Os docentes e não-docentes do subsistema politécnico da UAlg, bem como pessoas externas, desde que integrados em equipas compostas por estudantes e/ou diplomados do subsistema politécnico da UAlg.
QUAIS SÃO OS PRAZOS?
A participação no concurso inicia-se com a apresentação da ideia de negócio e da equipa (registo na plataforma), desenvolvimento do Plano de Negócios no decorrer das oficinas, passando pela apresentação (pitch) ao júri regional, e terminando com a submissão da candidatura (plano de negócio) ao júri regional.
COMO ME POSSO INSCREVER?
Apresentação da ideia:
Fazer o registo na plataforma e “criar nova ideia de negócio” fazendo a “criação do Registo de Projeto” em: http://pin.poliempreende.innovtek.net/index.php?r=site%2Fcity&id=73;
Esta primeira fase corresponde à apresentação sumária na plataforma de uma ideia e de uma equipa. Todas as equipas irão ter oportunidade de melhorar as suas ideias ao longo das oficinas e da tutoria (apoio à elaboração de candidaturas, 1ª e 2ª chamada).
PRÉMIOS REGIONAIS:
PRÉMIOS NACIONAIS MONETÁRIOS:
PRÉMIOS NACIONAIS NÃO MONETÁRIOS:
Mais informações em www.poliempreende.com.