Mais de 90 mil estudantes e 7 mil docentes do ensino superior politécnico vão estar envolvidos no primeiro concurso nacional dedicado ao Empreendedorismo. Criado hà cinco anos pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Concurso Poliempreende integra nesta edição todos os Institutos Politécnicos portugueses e vai premiar projectos de vocação empresarial. O grande objectivo é mudar a atitude no seio da comunidade académica.
No dia 26 de Setembro, decorreu nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, a cerimónia pública de lançamento do 5º Concurso Poliempreende – projectos de vocação empresarial, cuja edição é alargada, pela primeira vez, a todos os Institutos Politécnicos (IP). Esta iniciativa envolve 16 IP, 75 Escolas, 453 Cursos, 91335 alunos e 7240 docentes.
Para os promotores da iniciativa, o 5º Concurso Poliempreende tem como objectivos “mudar as atitudes dos actores académicos no seio dos IP”, nomeadamente através da sensibilização da academia (alunos, diplomados e docentes) e do aprofundamento das competências empresariais e, ao mesmo tempo, “estimular a criação de empresas de base tecnológica” explorando economicamente conhecimentos, competências e resultados de investigação, fixando regionalmente quadros qualificados.
A edição deste ano do Poliempreende destina-se a estudantes de graduação ou pós-graduação de escolas dos IP com inscrição em vigor ou diplomados de qualquer grau há menos de três anos e a docentes ou outros indivíduos, desde de que integrando equipas constituídas maioritariamente por alunos e diplomados.
Após a divulgação do concurso, que vai ocorrer até meados de Outubro, o calendário do 5º Concurso Poliempreende inclui, ainda, a fase de preparação dos candidatos e a geração de ideias de negócio através de formação experiencial na Oficina E (Outubro a Novembro), a selecção das ideias de negócio (Novembro/Dezembro), uma formação especializada (Oficina E2) tendo em vista a preparação do Plano de Negócio (Fevereiro a Maio de 2008) e o Concurso Regional e Nacional dos Planos de Negócio (de 7 de Maio a 14 de Junho). Os resultados serão conhecidos a 11 de Junho e a entrega dos prémios a 19 do mesmo mês.
Os projectos serão avaliados, num primeiro momento, por um Júri Regional, presidido pelo Presidente do IP respectivo e integrará um representante de cada uma das entidades patrocinadoras regionais. Ao Júri Regional caberá avaliar os projectos e atribuir os prémios regionais respectivos e submeter o melhor projecto ao Júri Nacional.
Este será presidido, nesta edição, pelo Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sem direito a voto, e contará ainda com mais seis membros independentes das instituições participantes - Dana Redford do Observatório Nacional do Empreendedorismo, Francisco Banha da Federação Nacional das Associações de Business Angels, Joaquim Menezes da Iberomoldes/OPEN, João Picoito da Siemens, Luís Maltez da Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia e um representante da ANJE, bem como um representante de cada patrocinador nacional. Ao Júri Nacional caberá avaliar os projectos e atribuir os prémios.
No futuro, os promotores do concurso Poliempreende pretendem estender as suas acções, nomeadamente à integração do Empreendedorismo na estrutura curricular dos cursos de ensino superior e à participação em redes internacionais.