UAlg Logótipo

A rota do atum é para continuar!

21-11-2019 - 15:39

Nos dias 18 e 19 de novembro a Universidade do Algarve participou na reunião final do projeto Tuna Route, em Cádiz, e numa visita de estudo a Conil de la Frontera (Espanha), conhecida como “a terra do atum”. Para além do Algarve participaram no projeto regiões como Cádiz e Maiorca (Espanha), Sardenha e Sicília (Itália).

Na reunião final fez-se um balanço geral do projeto. Ao longo de 2 anos foram dinamizadas atividades como workshops com stakeholders, experiências náuticas para testar duas rotas do atum - “Estreito de Gibraltar” (Algarve e Cádiz) e “Ilhas Mediterrânicas” (Maiorca, Sardenha e Sicília), festivais temáticos e participação em eventos diversos.

O projeto que agora chega ao seu término teve como objetivo principal estabelecer uma rota de turismo internacional a longo prazo aproveitando o valor icónico do atum rabilho, procurando, ao mesmo tempo, incentivar a pesca artesanal, a náutica de recreio, a gastronomia e outras atividades económicas e culturais que valorizam este ativo patrimonial, bem como os territórios envolvidos, de forma sustentável.

No último dia da reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Interpretação do Atum Almadraba e a fábrica Petaca Chico, especializada em atum vermelho selvagem, em Conil de La Frontera e ficar a conhecer um pouco da atividade da pesca artesanal do atum e da sua importância cultural e económica para estas gentes e para esta região.

Com o propósito de dar continuidade ao projeto Tuna Route, após o período de financiamento, os parceiros decidiram manter a marca Tuna Route e utilizar a plataforma web como ferramenta de promoção de destinos turísticos. O produto principal do projeto é a rota transnacional do atum e a plataforma www.tunaroute.com, que conta com experiências turísticas, gastronómicas e culturais das regiões participantes.

O projeto Tuna Route é cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Visite a rota e inscreva-se em www.tunaroute.com.

2.jpg

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07