25-01-2018 - 13:42
No dia 1 de janeiro deu-se início ao projeto Tuna Route, que visa desenvolver o turismo náutico sustentável no Mediterrâneo, com base no valor icónico, patrimonial e económico do atum.
A rota do atum irá ligar as iniciativas existentes e lançar as bases para uma rede regional ‘macro’, envolvendo atores de diferentes ramos de atividade económica, tais como pesca, restauração, turismo náutico e atividades relacionadas com a ciência, a cultura e o património. Está prevista criação de novos produtos turísticos e novos negócios através da dinamização de duas rotas regionais que funcionarão como estudos de caso: “Estreito de Gibraltar” (Algarve e Cádiz) e “Ilhas Mediterrânicas” (Maiorca, Sardenha e Sicília).
As ‘rotas’ serão unidas numa rota de turismo internacional, ligando atrações turísticas e itinerários nos diversos destinos. Serão dinamizadas iniciativas como o Festival do Atum e um “passaporte do atum”.
A parceria internacional é constituída por dez entidades de três países mediterrâneos: Espanha (Cádiz e Palma de Maiorca), Itália (Sicília e Sardenha) e Portugal (Algarve). A Universidade do Algarve é entidade parceira do projeto, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT).
O projeto Tuna Route é co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, convocatória “Rotas Náuticas para a Europa” (2016).
Mais informações em https://ec.europa.eu/maritimeaffairs/content/nautical-routes-europe-five-new-tourism-ideas-launched-make-europe-destination-excellence_en.