UAlg Logótipo

Caixa Capital vende participação na Nonius com "retorno superior a 50%"

16-09-2015 - 14:53

A Caixa Capital anunciou a venda da posição que detinha na tecnológica Nonius. O valor da operação não é conhecido, mas a empresa diz ter realizado um "retorno superior a 50%" do investimento efectuado.

A Caixa Capital vendeu a sua participação na Nonius, de acordo com a informação divulgada pelo fundo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) esta segunda-feira, 14 de Setembro. O comunicado não revela qual o encaixe gerado pela operação, salientando apenas que a venda permitiu um "retorno superior a 50% no investimento."

A participação foi comprada pelos fundadores e gestores da Nonius, António Silva e Leonel Domingues, "com o apoio da OXY Capital", revela o mesmo comunicado.

A Caixa Capital entrou no capital da tecnológica em "meados de 2011", sendo que no início de 2012, a Nonius revelou que ia aproveitar a entrada deste accionista, e do investimento correspondente, para investir 2,5 milhões de euros na sua internacionalização e na consolidação da sua posição no mercado.

"Com vendas acima dos 7 milhões de euros em 2014 em 26 países, a Nonius tem a sua tecnologia em mais de 110.000 quartos de hotel espalhados por toda a Europa, Médio Oriente, África e América Latina, que incluem hotéis de cadeias internacionais como: Accor, Corinthia, Meliá, Wyndham-Tryp, Sheraton, IHG, Uniworld, Viking Cruises, Eurostars, Pestana, Transamérica, Estanplaza, Blue Tree, Belmond, Tivoli, Altis e Sana", realça o comunicado emitido hoje.

"Desde da entrada da Caixa Capital, a Nonius gerou receitas anuais quatro vezes superiores e aumentou significativamente o seu lucro afirmando-se como um dos principais ‘players’ globais na indústria em que está presente", adianta a mesma fonte. 

"Nesta operação, os fundadores aumentaram a sua participação no capital da Nonius e criaram uma nova estrutura accionista onde Venture Capital foi substituído por Private Equity, como parte de um novo e ambicioso ciclo de crescimento", acrescenta o comunicado.

A Nonius tem ainda como accionistas institucionais a BetaCapital, a PME Investimentos e a Impresa.

Texto: Sara Antunes in Jornal de Negócios. Link.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07