02-08-2007 - 11:09
O Concurso “Ideias em Caixa 2007”, organizado pelo CRIA - Centro Regional para a Inovação do Algarve, da Universidade do Algarve, em parceria com a ANJE e o NERA, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, terminou a sua primeira fase. Este concurso inter-regional de ideias inovadoras para a criação de empresas de base tecnológica recebeu nesta primeira fase 70 candidaturas.
Em relação a esta iniciativa, Tiago Santos e Alexandra Marques, responsáveis pela organização do CICaixa2007 destacam “a forte participação e a qualidade das propostas” acrescentado que “destas candidaturas resultarão com toda a certeza algumas empresas evoluídas do ponto de vista tecnológico e de conhecimento”.
O Júri do Concurso, constituído por representantes da Universidade do Algarve, IAPMEI, Caixa Geral de Depósitos, ANJE e NERA, reuniu no passado dia 31 de Julho e decidiu quais os potenciais negócios que terão acesso à segunda fase do concurso. Considerando o elevado número de candidaturas, a qualidade das propostas e o adequado perfil dos concorrentes, foram seleccionadas quarenta candidaturas, em vez das trinta inicialmente previstas.
Os sectores de actividade com maior representação nas ideias seleccionadas foram o Ambiente, as Ciências do Mar, as Tecnologias Agro-alimentares, as Ciências da Saúde e as Energias. A maioria das ideias e promotores seleccionados são oriundos do distrito de Faro, mas existem também propostas de Setúbal, Lisboa e Porto. Destaca-se ainda o facto de quase metade (42,4%) dos promotores possuírem formação avançada (mestrado ou doutoramento) relevante na área de negócio a criar.
O Concurso entrará agora na segunda fase, onde os promotores das quarenta candidaturas seleccionadas participarão, na primeira quinzena de Setembro, num seminário e workshop de Empreendedorismo para consolidação da ideia de negócio. O prazo para entrega dos pré-planos de negócio decorre até ao dia 21 de Setembro. Os resultados do Concurso serão divulgados em Outubro.