UAlg Logótipo

CREA Innovation - PME’s regionais na senda da Sustentabilidade

26-02-2020 - 11:05

No âmbito do projeto CreaInnovation realizaram-se, em dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020, os Workshops de Criatividade e Inovação para a Sustentabilidade, nas 4 empresas regionais selecionadas (após um período aberto de candidaturas): Egobediente, Goodmoments, Rolear e Zoomarine.

Os workshops proporcionaram momentos de trabalho colaborativo e multidisciplinar feitos à medida para cada uma das empresas participantes. Ao longo de dois workshops de ½ dia por empresa, os participantes, com o suporte de consultores para a criatividade e inovação, gestão financeira e sustentabilidade, resolveram problemas e/ou identificaram oportunidades de inovação empresarial, no que respeita à sustentabilidade (Ambiental, Económica e Social).

No primeiro ciclo de workshops os participantes fizeram um autodiagnóstico da empresa em torno de 5 dimensões - organização interna, inovação, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e finanças – seguindo o modelo CISET (CreaInnovation Sustainability Evaluation Tool).

No segundo ciclo de workshops os participantes após definirem em grupo o resultado esperado desta consultoria especializada em termos de ações concretas para a sustentabilidade foram desafiados a desenhar, de forma colaborativa, um plano de ação para as pôr em prática.

Todas as 4 empresas destacaram as metodologias e ferramentas de estímulo da criatividade utilizadas nos workshops e consideraram muito válidos os resultados obtidos.

No dia 10 de março realizar-se-á nas instalações do CRIA, um workshop transnacional onde uma das empresas portuguesas irá interagir com uma empresa espanhola e uma francesa, em videoconferência.

O CreaInnovation tem como objetivo principal apoiar empresas no desenvolvimento de processos, produtos e/ou serviços, de forma mais sustentável, proporcionando consultoria personalizada e ferramentas de estímulo à criatividade e à inovação empresarial, através de workshops preparados para o efeito.

O projeto CreaInnovation é financiado pelo Programa INTERREG MED. Mais informações em: http://www.cria.pt/estudos-e-projetos/projeto-europeu-creainnovation/

CreaInnovation_W1_Rolear-12.jpg

CreaInnovation_W1_ZooMarine-1.jpg

CreaInnovation_W2_Egobediente-5.jpg

CreaInnovation_W2_GoodMoments-12.jpg

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07