CRIA apoia candidaturas à 2ª fase do SIPIE

13-10-2006 - 17:05

Está aberta a 2ª Fase do PRIME/SIPIE, sistema de incentivos que visa apoiar projectos de investimento para a criação ou desenvolvimento de microempresas ou de pequenas empresas que promovam o reforço da sua capacidade tecnológica e tecnológica, a sua modernização e inovação.

A filosofia subjacente à reestruturação do PRIME visou alinhar este programa com os objectivos do Plano Tecnológico. Assim, na análise de candidaturas, será dada grande atenção à inovação - o promotor deverá demonstrar claramente o carácter inovador e o valor acrescentado do produto e/ou serviço - e à qualificação dos empreendedores.

Objectivos temáticos:
• Factores Dinâmicos de Competitividade (Multisectorial): projectos de investimento de qualquer das actividades económicas enquadráveis no SIPIE e que contemplem exclusivamente o investimento nos domínios da certificação de qualidade, segurança, higiene e ambiente e no domínio da protecção ambiental e eco-eficiência. O montante de investimento elegível mínimo é de 10.000 Euros.
• Indústria: projectos de investimento que visem a criação e arranque de empresas com potencial de inovação, aferido pela qualificação do emprego gerado;
• Serviços: projectos de investimento que visem a criação e arranque de empresas de serviços, com potencial de inovação aferido pela qualificação do emprego gerado e que desenvolvam actividade nas áreas de concepção e desenvolvimento de produto, da moda e design, de assistência técnica e tecnológica de elevado valor acrescentado, de eficiência energética e de gestão ambiental;
• Comércio: projectos de investimento de empresas, desde que inseridas em redes de cooperação ou noutros projectos integradores, quer através da sua função comercial, quer através da sua localização espacial, designadamente, situados em áreas de intervenção já objecto de projectos de urbanismo comercial;
• Turismo: projectos de investimento que visem a criação e arranque de empresas e o desenvolvimento de novas actividades de empresas existentes, nas áreas da animação turística, turismo de natureza e apoios de praia.
(mais informação em http://www.prime.min-economia.pt/)

O prazo final para apresentação de candidaturas é 9 de Novembro e as candidaturas deverão ser submetidas online. A dotação orçamental para esta fase é de 10 milhões de Euros. Os projectos que forem aprovados deverão estar completamente executados – data da última factura - em 31.07.2008, pelo que na prática a duração dos projectos não será de 24 meses (2 anos), mas substancialmente inferior devido ao fecho do QCA.

O CRIA está disponível para auxiliar os potenciais empresários no seu processo de candidatura a este programa de incentivos.

Descarregue a apresentação do programa na secção Documentação.