CRIA apresenta estudo no Congresso Anual da APDR em Viseu

18-09-2006 - 17:12

O CRIA apresentou um estudo no 12º Congresso Anual da APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional subordinado ao tema Recursos-Ordenamento-Desenvolvimento, que se realizou em Viseu nos dias 15, 16 e 17 de Setembro.

O estudo apresentado com o título “As Dimensões Latentes da Inovação: o Caso das Regiões Europeias” reflecte sobre a importância da Inovação no contexto regional. Recorrendo a uma bateria de indicadores do Eurostat e do European Trendchart on Innovation, utilizou a Análise Factorial de Componentes Principais para reduzir a dimensionalidade dos dados determinando os factores significativos (Inovação Tecnológica, Capital Humano, Estrutura Económica e Disponibilidade do Mercado Laboral). Seguindamente efectuou uma Análise de Clusters para encontrar os perfis regionais das regiões da UE15 evidenciando as limitações e problemas que continuam a subsistir nas regiões portuguesas, em particular na região algarvia.
A apresentação deste estudo insere-se no âmbito dos trabalhos preparatórios para a realização do Plano Regional de Inovação do Algarve, tarefa co-finaciada pelo INTERREG III A no âmbito do projecto Transinov.
Para o CRIA a participação neste congresso da APDR revelou-se bastante importante, para apresentar a outros actores nacionais e internacionais o contexto da Inovação no Algarve, uma visão de futuro para a região mas também para promover e reforçar contactos úteis na prossecução dos objectivos gerais do CRIA.