24-11-2008 - 10:01
O estudo “Jovens em Olhão – Actividades e Temas de Interesse” teve como objectivo fundamental perceber as necessidades dos jovens do concelho relativamente aos tempos de lazer, mas também em relação a determinadas actividades que não existem nas suas escolas. A iniciativa do estudo partiu da Casa da Juventude de Olhão que inquiriu alunos em duas escolas: Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e Escola E.B. 2, 3 José Carlos Maia.
Os resultados permitem verificar que as principais actividades desenvolvidas pelos jovens olhanenses se relacionam, de um modo geral, com a prática de actividades desportivas, o visionamento de televisão, utilização da Internet e ouvir música. No entanto, os jovens ambicionam mais do que estas actividades para os seus períodos de lazer. As jovens do género feminino interessam-se pela dança (o estilo Hip Hop preferencialmente) e pela fotografia. Os jovens do género masculino interessam-se pela prática de desportos radicais e pela participação em torneios (preferencialmente de futebol). Os principais temas de interesse dos jovens são, em geral, a Sexualidade, Formação e Profissões, e Drogas e Toxicodependência.
A realização deste estudo permitiu constatar o interesse dos jovens em relação a determinadas actividades e temáticas e eventuais carências na oferta de actividades para este público, ilustrando as opções prioritárias para o município neste domínio.
Uma avaliação continuada e profunda dos interesses dos estudantes das escolas do concelho afigura-se como um instrumento importante para que o município de Olhão, incutido neste momento de maiores responsabilidades e intervenções ao nível do ensino, possa decidir em quais actividades de lazer investir, que constituam simultaneamente oportunidades de desenvolvimento pessoal e de integração social e que cativem a atenção alargada dos jovens.
A construção e aplicação do inquérito foi da responsabilidade da Câmara Municipal de Olhão e o tratamento e análise dos dados ficou a cargo do CRIA.