13-11-2006 - 16:59
A Universidade do Algarve recebeu no passado dia 6 de Novembro a reunião da plataforma FINICIA do Algarve, onde estiveram presentes os seus membros UALG, CEAL, CRIA, ANJE, ACRAL, IAPMEI e BIC.
O Programa FINICIA tem como objectivo facilitar o acesso a capital de risco a pequenas iniciativas empresariais, que tradicionalmente têm dificuldades na obtenção deste tipo de financiamento. O Programa promove parcerias público-privadas (plataformas regionais), que alargam a base de acesso ao capital e ao crédito, proporcionando às empresas os recursos essenciais ao desenvolvimento da actividade nas fases iniciais do seu ciclo de vida. O Programa tem 3 eixos de intervenção: apoio a projectos de forte conteúdo inovador; negócios emergentes de pequena escala e iniciativas empresariais de interesse regional.
O intuito da reunião foi potenciar a coordenação dos membros da plataforma algarvia, quantificar objectivos para o ano em vigor e demonstrar a experiência do IAPMEI até agora com o programa. A reunião focou a apresentação do Eixo 2 – Negócios Emergentes de Pequena Escala por parte do IAPMEI, e uma breve apresentação das actividades e propostas de ideias/empresas que cada parceiro tem em carteira para acesso ao Programa FINICIA.
Resultou da discussão a ideia de que existe uma oferta limitada de financiamento influenciada por uma procura pouco dinâmica. Os promotores empresariais, em particular os de fora dos ambientes académicos parecem pouco receptivos a investimentos que recorram ao capital de risco face a outras formas de financiamento (em particular através de programas de incentivo publico e banca).
Com a dinamização da plataforma regional do FINICIA espera-se inverter esta situação e promover no Algarve a introdução de uma cultura de inovação, neste caso relativa aos instrumentos disponíveis para o financiamento de empresas.