CRIA é membro da plataforma Finicia no Algarve

30-11-2006 - 16:56

O CRIA – Centro Regional para a Inovação do Algarve e o GAPI – Gabinete para a Promoção da Propriedade Industrial iniciaram um conjunto de apresentações públicas sobre as suas actividades em curso para a promoção da Inovação e Empreendedorismo na região.

O CRIA é um organismo criado no seio da Universidade do Algarve em 2003 com o objectivo de promover as relações entre a universidade e as empresas, apoiar a constituição de novas empresas (start-ups e spin-offs) de base tecnológica e de conhecimento. O CRIA tem-se ainda destacado por participar numa série de outras iniciativas, relacionadas com a promoção da Inovação no Algarve, como a dinamização da OTIC – Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento, a elaboração, em parceria com a CCDR Algarve, do Plano Regional de Inovação do Algarve, o envolvimento na plataforma regional do Finicia e a concretização de uma série de estudos e levantamentos do actual panorama regional em termos de I+D+I (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). O projecto emblemático do CRIA é a criação do Pólo Tecnológico no Parque das Cidades, uma estrutura que ao concretizar-se poderá desempenhar um papel de alavancagem numa economia regional mais diversificada com empresas de elevado nível de conhecimento.

O GAPI é uma pequena unidade operacional que funciona em elevada coordenação com o CRIA e que está vocacionada para a prestação de todo o tipo de apoios relativos à propriedade intelectual, quer à comunidade académica quer ao tecido empresarial regional. Desde a sua criação na UALG, com o apoio do INPI – Instituto Nacional de Apoio à Propriedade Industrial, o registo de direitos de Propriedade Industrial teve um forte incremento ao tornar-se muito mais fácil.

O CRIA e o GAPI irão percorrer todas as Faculdades e Escolas da UALG. As próximas apresentações “Para uma Academia Empreendedora e Inovadora” estão agendadas para o dia 6 de Dezembro, de manhã na FCMA (Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente), à tarde na FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia), e no dia 7 (tarde) na FERN (Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais).