CRIA é membro da plataforma Finicia no Algarve

04-04-2007 - 16:54

A Universidade do Algarve (UALG) e a Universidade do Texas reuniram em 3 de Abril em Gambelas para dinamizar as actividades em que irão participar no âmbito da recente colaboração que estabeleceram, resultado do protocolo de cinco anos assinado entre a Universidade do Texas em Austin e o governo português. Esta parceria irá focar-se na educação e investigação nos media digitais, matemática e comercialização de ciência e tecnologia. É o resultado de um processo iniciado há mais de um ano quando o governo português se aproximou do Massachusetts Institute of Technology, da Universidade do Texas em Austin e do Carnegie Mellon University para a exploração de possibilidades de cooperação.

O acordo foi assinado em Lisboa a 2 de Março pelo Ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior José Mariano Gago e pelo vice-presidente para a investigação da Universidade do Texas Juan M. Sanchez. Paralelamente, foi assinado um acordo de consórcio para a realização de investigação e educação conjunta, com 15 universidades (nas quais se encontra a UALG), dois laboratórios associados e quatro parques de Ciência e Tecnologia.
A operacionalização deste protocolo será efectuada através da International Collaboratory for Emerging Technologies, ou CoLab. O CoLab@UTAustin irá envolver professores, investigadores e estudantes das entidades envolvidas.
Para além da colaboração académica pretendem-se desenvolver parcerias com empresas de base tecnológica, principalmente em áreas científicas relacionadas.

A comercialização da investigação será também um aspecto crucial a dinamizar. Irá juntar as OTIC (oficinas de transferência de tecnologia e conhecimento), os GAPI (gabinetes de apoio à promoção da propriedade industrial), as universidades, os maiores parques de C&T de Portugal com o Instituto IC2 (Innovation, Creativity and Capital) e a Incubadora Tecnológica em Austin. Esta rede irá potenciar a troca de empreendedores e técnicos de transferência de tecnologia de forma a promover os projectos algarvios de base tecnológica no mercado global. A participação nesta rede será particularmente relevante para o CRIA – Centro Regional para a Inovação do Algarve, organismo criado pela UALG em 2003 vocacionado para a transferência tecnológica e relação universidade-empresa.