CRIA Participa em 5 Novos Projectos Europeus no Âmbito do Programa MED

04-05-2010 - 08:30

Dos 52 projectos aprovados, na segunda chamada de 2009, pelo comité de acompanhamento do programa MED cinco contam com a participação da Universidade do Algarve (UAlg), através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA). O Programa do Espaço Mediterrâneo (MED) é financiado pela Comissão Europeia e que visa fomentar a cooperação territorial transnacional para promover o desenvolvimento territorial das regiões dos nove estados-membros que fazem parte do litoral do Mediterrâneo.


Os cinco projectos em que a UAlg está envolvida, como parceiro, no âmbito do Programa MED vão desenrolar-se nas áreas de actuação do CRIA relacionadas com a inovação, o desenvolvimento regional e local e a transferência de conhecimento e de tecnologia:


MED TECHNOPOLIS - para a implementação de uma rede de estruturas de interface do Mediterrâneo "technopolis"
Com uma duração de 36 meses este projecto pretende criar estruturas de interface tecnológica nas seis regiões participantes, lançar cursos de formação para gestores e empresários para a promoção da cultura da inovação e da competitividade e na implementação de seis Planos Regionais com o objectivo de desenvolver parcerias no âmbito da investigação, da formação-acção e da inovação e competitividade entre as empresas e instituições das seis regiões envolvidas neste projecto.


IKTIMED – Aumento de Transferência de Conhecimento e Inovação na área do Mediterrâneo
O objectivo principal do projecto é fortalecer a competitividade das PME no Mediterrâneo promovendo uma nova parceria público-privada de apoio à inovação baseada numa abordagem mais aberta do conhecimento e à transferência de tecnologia e a uma forte cooperação público-privada.


TEMA – Aproximação ao Mercado de Empresas de Base Tecnológica na Área Ambiental
O projecto TEMA tem uma abordagem sectorial que resultará no desenvolvimento de um ambiente mais favorável para a internacionalização da tecnologia, apoiando a internacionalização das PME, dos seus produtos e/ou serviços, de modo a tornar mais amplo o seu leque de oportunidades de mercado. Assim, o projecto visa desenvolver um círculo inter-regional de PME que permita a transferência de tecnologia.


KnowInG – Conhecimento de Inteligência e Inovação para um Crescimento Sustentável
Os objectivos gerais deste projecto visam promover e apoiar a economia do conhecimento e reforçar a cooperação e o encontro das instituições públicas, da inovação, das instituições de investigação e desenvolvimento e dos agentes económicos para a criação de novas políticas de desenvolvimento dirigidas à economia do conhecimento.


ICS – PME e Economia Cooperativa para o Desenvolvimento Local
O principal objectivo do projecto ICS é reforçar o potencial de inovação das empresas cooperativas de pesca, agricultura, turismo e meio ambiente e promovê-las nos mercados internacionais. Algumas das actividades previstas para alcançar este objectivo relacionam-se com a uma análise das políticas regionais de apoio ao empreendedorismo cooperativo, a elaboração de um plano de acção comum para a integração dos sistemas cooperativos MED, a realização de um estudo de viabilidade para a clusterização das cooperativas MED dos sectores identificados e a preparação de projectos-piloto.





Sobre o Programa MED
O Programa de Cooperação Transnacional do Espaço Mediterrâneo (MED) 2007-2013 (CCI 2007 CB 163 PO 045) foi adoptado pela Comissão Europeia através da Decisão da Comissão - C(2007) 6578 final de 20 de Dezembro de 2007. O objectivo geral do Programa é o de melhorar a competitividade do conjunto do espaço MED tornando-o um território capaz de rivalizar com os seus concorrentes internacionais, condição essencial para assegurar o crescimento e o emprego às gerações futuras, bem como promover a coesão territorial e intervir activamente a favor da protecção do ambiente, numa lógica de desenvolvimento sustentável.
O Programa MED envolve nove Estados membros da União Europeia (Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Reino-Unido, Eslovénia) e 2 Estados candidatos potenciais (Croácia e Montenegro) que serão financiados por fundos IAP (Instrumento de ajuda à pré-adesão).