30-08-2006 - 17:16
O CRIA – Centro Regional para a Inovação do Algarve iniciou, em colaboração com a CCDR Algarve, um processo de reflexão para a elaboração do Plano Regional de Inovação do Algarve (PRI Alg). Este plano procura consolidar a visão do Algarve num quadro de referência de médio prazo sobre o tema da Inovação. Tendo como ponto de partida a necessidade da CCDR Algarve estruturar o próximo período de programação financeira 2007-13, o plano procura enquadrar o panorama regional incorporando contributos de vários actores regionais: o tecido empresarial, os decisores políticos, as universidades, as infra-estruturas de apoio, as fontes de financiamento, os empreendedores e a comunidade regional.
Da interacção dos actores regionais surge o Sistema Regional de Inovação, mais ou menos propício à geração e difusão da Inovação, que induz efeitos no crescimento e competitividade da região. Existem condições que condicionam o Sistema Regional de Inovação. Podem ser condições estruturais, que permitem a geração e o uso da I&D e Inovação como a existência de mercados competitivos, uma força laboral flexível e adequada, um sistema financeiro adaptado (com existência de capital de risco e capital semente em condições favoráveis) e protecção da propriedade intelectual; e condições de carácter conjuntural, despesas em I&D eficazes e eficientes, tanto ao nível privado como público, incentivos adequados ao investimento privado em I&D, e existência de mecanismos de cooperação e de transferência tecnológica e de conhecimento que permitam uma relação universidade-empresa, e a comercialização das invenções a uma escala doméstica e internacional.
O PRI Alg procura assim um Sistema Regional de Inovação no Algarve dinâmico de acordo com as vocações regionais mais desenvolvidas e emergentes. Planificar de forma consolidada e participada os temas da Inovação, da Sociedade da Informação, da Ciência e Tecnologia, do Empreendedorismo, mas também a Criação de Redes e Valorização do Capital Social (intra e inter-regional) parece ser uma forma segura de promover o desenvolvimento económico do Algarve no futuro.