CRIA presente na Semana Europeia do Financiamento promovida pelo IAPMEI

10-10-2007 - 13:01

O CRIA esteve presente no Forum Financing Innovation – from ideas to market , organizado pelo IAPMEI em parceria com a Comissão Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa da UE, no Centro de Congressos do Estoril . Reunindo líderes das principais instituições europeias e internacionais ligadas ao financiamento das PME, o Fórum teve como objectivo promover o debate aberto e alargado sobre princípios e práticas que constituam soluções inovadoras para a melhoria das condições de acesso de pequenas e médias empresas ao capital necessário às suas estratégias de investimento, adaptadas aos diversos ciclos da vida empresarial e indutoras de crescimento económico. Neste Fórum foi anunciada a constituição de um fundo de 125 milhões de Euros para financiar empresas inovadoras. 
Foram apresentadas e debatidas 20 iniciativas internacionais, consideradas como boas práticas em países da OCDE, e do Fórum resultando numa proposta de princípios orientadores de política europeia no domínio do financiamento das PME, consubstanciada na Declaração do Estoril que será apreciada no Conselho de Ministros Europeus da Competitividade de Novembro.
No âmbito do Fórum, decorreu também a iniciativa Estoril Awards, que visou distinguir boas práticas internacionais no domínio da inovação financeira para PME. A DNA Cascais recebeu o prémio de Boas Práticas Europeias do Financiamento às PME, Inovação e Empreendedorismo. Além da DNA Cascais foram premiadas pelas suas boas práticas no financiamento às Pequenas e Médias Empresas, Inovação e Empreendedorismo a nível europeu:
- Hungarian Development Bank (Hungria) - Banco de Desenvolvimento;
- IAPMEI (Portugal), pelos programas INOFIN, FINICIA e FINCRESCE;
- Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua, pelo sistema de garantia mútua;
- Meta Group (Itália), conhecimento para o mercado;
- InvestorNet (Dinamarca), pelo Portão para o Crescimento;
- KFW (Alemanha), Banco de Desenvolvimento;
- 3i (Reino Unido), Capital de Risco;
- London Business Angels /GLE (Reino Unido), Projecto Easy;
- Fundação Sophia Antipolis (França), Gestão Competitiva;
- London Stock Exchange (Reino Unido), Mercado de Investimento Alternativo;
- Rede Europeia BIC, Ninho de empresas e Apoio à inovação.
A nível extra-europeu foram distinguidas três entidades:
- Playford Capital (Austrália), pelo financiamento e construção bem sucedida de empresas em regiões que tradicionalmente não dispõem de capitais de risco;
- JASME (Japão), garantia mútua japonesa;
- US Small Business Administration (EUA), pelas suas práticas de financiamento.
Em reconhecimento pelo apoio do IAPMEI ao financiamento da inovação, Anthony Clark, presidente da EBAN (European Business Angels Network), fez questão de distinguir igualmente aquele instituto português com um Estoril Award.
Para a semana que animará o concelho de Cascais, estão agendados outros eventos como o Fórum Empreendedorismo e Garantia Mútua; Convenção dos Parceiros Institucionais do FINICIA e o Encontro Gesventure.
Para mais informações:
www.financing-eu.com.pt