09-09-2016 - 10:34
Dois docentes do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve participam, durante os dias 05-09 de setembro, na cidade de Roma, Itália, num workshop intensivo organizado no âmbito do projeto europeu ENEPLAN – Developing skills in the field of integrated energy planning in Med Landscapes, financiado pelo programa ERASMUS+.
Este workshop visa produzir, desenvolver e testar coletivamente o uso de software educacional livre para o planeamento energético, baseado na ferramenta de Mapas Concetuais (Concept Maps = Cmaps). Pretende-se que, no futuro, as universidades da parceria (total de 13) apliquem esta ferramenta para lecionar disciplinas relacionadas com a energia.
O projeto objetiva aumentar as competências de futuros profissionais a partir de abordagens educativas inovadoras baseadas nas TIC’s; capacitar a integração de diferentes disciplinas, tais como, ordenamento do território, ambiente, engenharia, paisagem/urbanismo; e fomentar a colaboração de atividades de investigação e de negócio no setor das energias renováveis, acompanhadas por uma rápida e adequada inovação tecnológica.
O Projeto ENEPLAN é financiado pela União Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação-chave 2 “Cooperação para a Inovação e Boas Práticas”, ação “Reforço de Capacidades no Domínio do Ensino Superior”.
Para além da Universidade do Algarve, a parceria do projeto é constituída por Universidades, Centros de Investigação e Agências de Energia, nomeadamente: UNIROMA3 - Universita degli Studi Roma Tre (parceiro líder); Universita Degli Studi di Siena (Siena, Itália); Universita Degli Studi di Camerino (Ascoli Piceno, Itália); MIEMA - Malta Intelligent Energy Management Agency Malta (La Valeta, Malta); Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha); American University of Beirut (Beirut, Líbia); Lebanese University (Beirut, Líbia); ALMEE - The Lebanese Association for Energy Saving and for Environment (Beirut, Líbia); MEDGREEN, Jdeidet el emtn (Beirut, Líbia); Zewail City of Science and Technology (Giza, Egipto); Ain Shams University, Faculty of Engineering (Cairo, Egipto); Jordan University of Science and Technology (Irbid, Jordânia); Al-Balqa’ Applied University (Salt, Jordânia); Princess Sumaya University for Technology (Amman, Jordânia); University of Jordan (Amman, Jordânia); Petra Education Company (Amman, Jordânia) e a Royal Scientific Society (Amman, Jordânia).