17-02-2015 - 09:41
A Europa precisa que os cidadãos façam ouvir a sua voz e participem no espaço público europeu de debate, partilhando as suas histórias e preocupações. Essas narrativas contarão a história do que significa ser europeu no século XXI, in Declaração "O Corpo e a mente da Europa" .
O Café Europa “Ecos da Cooperação”, no próximo dia 20 de Fevereiro 2015, pelas 17h na TERTÚLIA Algarvia realiza-se com o objetivo de refletir sobre o papel da cooperação para o desenvolvimento procurando contribuir para “Uma Nova Narrativa para a Europa”. Nuno da Silva da Cooperativa ECOS será o facilitador convidado contando-se com a participação de outros cooperantes da ECOS, da Tertúlia Algarvia, da CCDR, ANJE, UALG e dos estagiários provenientes do Médio Oriente no âmbito do projeto Caburera.
Muito apontam 2015 como um ano crucial para a cooperação global e o futuro do Planeta pela concentração de eventos: É o Ano europeu do Desenvolvimento e ano de diversas Conferências e Acordos em torno das temáticas do Desenvolvimento e da sutentabilidade.
“Uma Nova Narrativa para a Europa” é um projeto europeu de envolvimento e participação dos cidadãos nesta reflexão, no debate e na proposição de ideias para a futura integração europeia e papel da Europa no mundo, que contribua para que a Europa e os seus cidadãos possam melhor enfrentar os desafios do mundo globalizado no século XXI, complementando mas não substituindo o paradigma da paz através da integração político-económica.
É uma iniciativa ainda da Comissão Barroso na sequência de um apelo do Parlamento Europeu e tem expressão em Portugal no projecto “Pensar a Europa” da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors a que o CIED Algarve se associou também. O projeto concluirá no final de Março com uma publicação de síntese dos eventos e conclusões dos mesmos.
As inscrições são limitadas e obrigatórias para o e-mail: europedirect@ccdr-alg.pt