12-09-2007 - 12:42
O Concurso “Ideias em Caixa” entrou na sua recta final. Os empreendedores terão este fim-de-semana no workshop “Empreender +” apoiado pelo IAPMEI, oportunidade de prepararem o seu pré-plano de negócios, documento que irá servir para a selecção final dos dez vencedores. Esta preparação será assistida por João Amaro, Coordenador do CRIA, Luís Guerreiro, Soprofor, e Claúdio Lima, Unisensus. Paralelamente decorrerão um conjunto de apresentações úteis à concretização da ideia. No domingo os potenciais empresários terão de realizar uma apresentação oral filmada ao jurí da sua ideia, seguida de uma flash interview.
No fim-de-semana anterior (9 e 10 de Setembro) decorreu o Seminário “Empreender +” que reuniu um conjunto de especialistas em várias áreas. Vítor Neto lançou o seminário reflectindo sobre o empreendedorismo, a iniciativa económica e o associativismo, mostrando as limitações que o contexto algarvio apresenta mas também a forma como esses obstáculos podem ser ultrapassados. Outros oradores presentes foram Dário Dias (BIC), Gabriela Soares (Bloco D), Paulo Lavadinho (Tele 7 - Produção de Televisão), João Rodrigues (IAPMEI Gabinete de Empresa), Pedro Vairinhos e Rodrigo Mousinho (Caixa Geral de Depósitos), Pedro Correia (LONGSTEP Consulting), Nestor Dourado (INOFORMAT), Vanda Guerreiro (BLU Consulting), Felisbela Guerreiro (LABORGARVE), Carlos Marques (BIC) e Hugo Pinto (CRIA-GAPI). De grande interesse para os concorrentes presentes foram os testemunhos de Patrick Sousa (Gyrad) e de Manuela Santos (Acquamostra), ao revelarem na primeira pessoa as dificuldades que jovens empreendedores podem passar para concretizar as suas ideias de base tecnológica.
O Concurso “Ideias em Caixa 2007” é promovido pelo CRIA (Centro Regional para a Inovação do Algarve) em parceria com o NERA (Associação Empresarial da Região do Algarve) e ANJE Algarve (Associação Nacional de Jovens Empresários), com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.