08-09-2014 - 15:13
Com o propósito de promover o trabalho em rede e de identificar sinergias entre as empresas incubadas no Campus de Gambelas, realizou-se no dia 4 de setembro nas instalações da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA), o 1.º Evento de Networking UALG Business Lab.
Na iniciativa estiveram presentes os representantes de 12 empresas incubadas – AirDiagnostic; ACIPENSER (Caviar Portugal); Agro-On; AquaExam; Dandlen & Vasques (Pharmaplant); EasySensing; ECOS; GyRad; MARSENSING; Gobius; YGREEN; Untapped Events – que tiveram oportunidade de apresentar as suas organizações e os serviços que prestam, diagnosticar problemas/necessidades e identificar colaborações possíveis.
Na introdução da sessão o Coordenador do CRIA, Hugo Barros, começou por apresentar a equipa do CRIA, as suas áreas de atuação e a forma como estão distribuídas responsabilidades e organizados os serviços. Aproveitou a oportunidade para descrever o projeto UALG BUSINESS LAB, enfatizando os trabalhos atualmente em curso – ao nível das infraestruturas – que visam não só melhorar as condições disponibilizadas às empresas incubadas a diversos níveis, como aumentar a capacidade de incubação instalada (n.º de espaços de acolhimento empresarial, escritório e laboratoriais).
Finalizou a sua intervenção, defendendo que a melhoria ao nível das infraestruturas deverá ser acompanhada pela disponibilização de um conjunto de serviços e soluções adaptadas às necessidades de cada empresa (start-up ou spin-offs).
No final das apresentações decorreu um momento de convívio, informal e descontraído, onde os presentes tiveram oportunidade de trocar contatos, de se conhecerem melhor e de partilhar ideias. O espírito de colaboração saiu reforçado. Objetivo atingido.
Na sua essência, o projeto UAlg Business Lab, cofinanciado pelo QREN e pelo PO Algarve 21, configura uma solução integrada de acolhimento e apoio a atividades de base científica e tecnológica, e de valorização económica e social dessas atividades e dos resultados de I&D.
Miguel Salazar, Agro-on
Rui Silva (YGREEN) e Lina Lopes (UNTAPPEDEVENTS) trocam ideias
Hugo Barros, Coordenador do CRIA
Sérgio Silva a descrever as áreas de desenvolvimento tecnológico da EasySensing