UAlg Logótipo

Incubadoras do Algarve voltam a “encontrar-se” online

21-04-2020 - 10:21

A Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e a Universidade do Algarve organizaram, no âmbito do Algarve Tech Hub, o terceiro encontro informal que reuniu as Incubadoras públicas e privadas do Algarve. O encontro realizou-se de forma remota, numa sessão que teve a duração de cerca de uma hora e meia. 

 

O encontro, para além de representantes das incubadoras do Algarve, contou ainda com representantes da CCDR e IAPMEI. A agenda procurou focar as atuais dificuldades percecionadas no âmbito do Coronavirus, e as problemáticas e desafios com os quais se debatem as incubadoras e as empresas incubadas.

 

A uma agenda apresentou-se composta por três pontos essenciais, a saber:

  1. Dificuldades registadas pelas empresas incubadas;
  2. Medidas implementadas por cada incubadora;
  3. Dificuldades ainda não ultrapassadas.

 

O encontro permitiu validar que todas as incubadoras tomaram medidas no sentido da redução do impacto do COVID19, bem como que todas as incubadoras procuram dar continuidade às ruas rotinas, ainda que de forma remota.

A reunião realizou-se com recurso a ferramentas de partilha online e de análise retrospetiva das ideias.

 

O objetivo final foi a criação de uma dinâmica de partilha informal e troca de experiências e soluções, relevantes para minimizar a situação de crise atual.

Por o efeito, foi criado um grupo interno, aberto à participação das incubadoras que não conseguiram participar na reunião.

 

Ainda no âmbito da sessão, a StartUp Portimão anunciou o arranque do primeiro 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve para estimular o espírito empreendedor em tempo de pandemia, o qual realiza-se já no dia 21 de abril de 2020.

 

A reunião terminou com o agendamento do quarto encontro, a realizar no dia 14 de maio de 2020.

O encontro será, naturalmente, aberto também aos técnicos das incubadoras que não tiveram oportunidade de participar nos encontros anteriores e às entidades que manifestarem interesse e que operem neste âmbito.

  

A Associação ASTP é uma associação privada sem fim lucrativos que agrega associados públicos e privados. Presentemente, a Algarve STP conta com os seguintes associados: Universidade do Algarve, ANJE, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Portimão, DOCAPESCA, e Associação Algarve Evolution, estando previstas proximamente novas adesões. Este complexo tem como objetivo, entre os outros, o desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação do Algarve, baseada numa forte parceria estruturada entre associações, entidades e empresas.  A Algarve STP é a entidade que assume, na região, as funções de um Digital Innovation Hub, a quarta entidade reconhecida no país pela União Europeia, e tem como o objetivo a criação de fortes ligações entre empresas e instituições de investigação científica, atuando a nível europeu e explorando as áreas da tecnologia.

 

A sessão foi organizada ao abrigo do projeto KCITAR, financiado pelo programa CRESC Algarve, coordenado pela Universidade do Algarve, em parceria com a Algarve STP.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07