Em 11 e 12 de Dezembro o CRIA (Centro Regional para a Inovação do Algarve) organizou na Universidade do Algarve (UAlg) a INOVA 2007 – Exposição e Conferências sobre Inovação e Transferência de Tecnologia no Algarve.
Este evento, enquadrado nas comemorações do dia da Universidade do Algarve, tentou abordar questões relacionadas com a criação de um ambiente mais favorável à Inovação
No primeiro dia “O Quadro da Inovação Regional no Algarve”, que decorreu no Anfiteatro Vermelho da Faculdade de Economia (FE), foram debatidas uma série de questões de carácter transversal à temática da inovação, como a consolidação de um Sistema Regional de Inovação no Algarve. Estiveram presentes os Presidentes da CM Faro, José Apolinário, o Presidente da CM Loulé, Seruca Emídio, o Presidente da CCDR, João Faria. João Guerreiro, Reitor da Universidade do Algarve e coordenador do Plano Regional de Inovação do Algarve, apresentou reflexões recentes que estruturaram a definição deste plano.•
Foram apresentadas três novas infra-estruturas tecnológicas que poderão ter um impacto significativo na região. João Amaro (CRIA) apresentou os avanços do Pólo Tecnológico do Algarve e do novo projecto CIDO (Centro de Inovação e Desenvolvimento de Olhão). Roberto de Souza introduziu o Sines Tecnopolo, estrutura que está em fase de lançamento, e que tem como promotor a CM Sines e onde participam a UAlg, a Universidade de Évora, o Politécnico de Beja e o Politécnico de Setúbal.
Antes do almoço foi inaugurado a Estação de Investigação Pós-Colheita do CDCTPV – Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal.
Na parte da tarde João Amaro (CRIA) em conjunto com alguns empreendedores apresentaram algumas das principais ideias que se estão a converter em empresas na UAlg. Foram apresentadas as ideias Lusobait, Digital View e Pharmaplant.
Logo a seguir, António Ramos (CCDR Algarve) e João Rodrigues (IAPMEI) apresentaram as linhas que irão orientar os incentivos e financiamentos da investigação aplicada e Inovação no futuro próximo, em particular as que resultam do Programa Operacional Algarve 21 e do programa INOFIN.
O dia encerrou com uma visita rápida pelos posters dos projectos vencedores do recente concurso “Ideias em Caixa 2007”, apresentados pelos seus promotores.
No segundo dia “Encontros Universidade-Empresa”, que decorreu na FERN (Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais) e na FE, a abertura esteve a cargo de Maria Teresa Dinis, Vice-Reitora para a Investigação e Extensão Científica. Alexandra Marques apresentou o Catálogo de Competências e Serviços dos Laboratórios e Centros de I&D da Universidade do Algarve.
Seguidamente decorreram um conjunto de Encontros Universidade-Empresa, onde o principal objectivo é a criação de pontes entre estes dois mundos favorecendo a promoção de projectos de I&D em consórcio.
As sessões paralelas foram relacionadas com as seguintes áreas:
- Tecnologias Agro-alimentares e Turismo;
- Energias Alternativas;
- Mar;
- Golfe.
Em cada tema existiu um elemento da UAlg que enquadrou o trabalho de investigação na área seguido por um elemento do mundo empresarial que apresentou o seu olhar. De seguida, houve um momento alargado de troca de ideias, designado por Encontros Bilaterais, que pretendeu densificar os contactos pessoais e criação de conhecimentos informais de forma a facilitar o entendimento sobre interesses convergentes dos participantes. Nos Encontros Universidade-Empresa participaram, entre investigadores, empresários, e elementos de instituições regionais, cerca de 130 elementos. O CRIA espera-se em 2008, ajudar a consolidar algumas das ideias que surgiram nos encontros, promovendo a criação de projectos de investigação em consórcio.