07-06-2010 - 17:31
A Universidade do Algarve (UAlg) acolheu nos dias 1 e 2 de Junho a reunião de lançamento do projecto KIMERAA - Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Área que visa construir mecanismos de transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas, focando em particular as ciências e actividades económicas ligadas ao mar. O projecto procurará consolidar nichos de excelência da economia marítima e contribuir para a inovação, competitividade e desenvolvimento nas regiões do Espaço Atlântico.
O kick-off meeting, que decorreu na Sala de Seminários da Reitoria em Gambelas, foi dedicado no primeiro dia à interacção e conhecimento mútuo com as apresentações institucionais das organizações parceiras do KIMERAA e com a apresentação das metas do projecto. Neste projecto, Portugal está representado pelo CRIA, Divisão de Empreendedorismo e da Transferência de Conhecimento da Universidade do Algarve e pela UPIN, Universidade do Porto Inovação. O MIK, Mondragon Ikerketa Kudeaketan (País Basco) e a Universidad de Huelva (Andaluzia) representam Espanha. O Reino Unido é representado pela Cardiff University do País de Gales e a Irlanda pelo Ionad Forbartha Gno t/a WESTBIC. A parte da tarde foi encerrada com visitas de estudo a actividades, empresas e locais relevantes que exemplificam as potencialidades de afirmação do cluster do mar no Algarve. A empresa Necton apresentou a esta comitiva internacional os seus processos produtivos no âmbito das micro-algas e da flor de sal contando os desafios de construção e afirmação internacional de uma empresa no sector da biotecnologia localizada região algarvia. A visita continuou na cidade de Olhão, focando o sector piscatório, a indústria de conservas e o eco-turismo. Foi efectuada uma visita pela Ria Formosa com a Natura Algarve, ilustrativa da centralidade deste recurso como atracção turística e como laboratório natural para a investigação científica no domínio das ciências marinhas. A visita de estudo terminou na Ilha da Culatra.
O segundo dia foi focado no início das actividades específicas do projecto, em particular o lançamento de uma rede atlântica para o desenvolvimento do cluster do mar onde a transferência de conhecimentos entre as entidades dos sistemas científicos e tecnológicos e as empresas possa ser mais efectiva. Para este objectivo, a primeira grande tarefa do KIMERAA será a realização de um estudo inter-regional sobre a avaliação do cluster do mar nas regiões participantes. Este estudo está a ser coordenado pelo Professor Phil Cooke do Centre for Advanced Studies in Social Sciences da Cardiff University, reputado especialista na área do desenvolvimento de Clusters e um dos criadores da noção de Sistema Regional de Inovação.
O projecto KIMERAA, liderado pela UAlg e ser desenvolvido entre 2010 e 2012, é co-financiado pelo programa europeu de cooperação INTERREG Espaço Atlântico através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.