UAlg Logótipo

Makers’ meal – mesa de partilhas

12-10-2015 - 13:01

Doze dias, doze pessoas, um desafio. Preparar uma refeição em que tudo o que a componha seja criado coletivamente pelos participantes: a mesa, os talheres, os pratos, os copos… o menu. Este é o mote de uma residência criativa coletiva que junta em Loulé artistas e artesãos escoceses e portugueses para com eles desenvolver um processo de partilha de disciplinas, de saberes, de recursos e de culturas.

A intenção é provocar uma sinergia de discursos e de práticas sobre comunidade trazendo-os para o espaço contemporâneo, de confluência da arte, dos ofícios e da cultura. Uma mesa que reflete na prática o sentido do fazer coletivo e da partilha de recursos como caminho para um futuro mais sustentável.

Durante este período convida-se o público a participar em sessões abertas onde é possível acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e partilhar reflexões e práticas relacionadas com património, cultura, arte e sustentabilidade.

A Residência “Makers’ Meal” foi concebida pela organização artística escocesa  SSW – Scottish Sculpture Workshop - e estará em Loulé de 12 a 23 de Outubro. É realizada no âmbito do “Loulé Criativo” e inaugura a vertente das residências criativas desta iniciativa que pretende levar a vários locais do concelho projetos que tenham a terra como força e fonte de criação, como motivo para o cruzamento e diálogo entre disciplinas, e para o encontro de pessoas.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Loulé e a organização está a cargo da SSW - Scottish Sculpture Workshop e da Proactivetur/Projecto TASA.

Círculos de partilha

abertos ao público

13 de outubro, 18h30: “Makers’ Meal: Coletivos de fazeres e saberes - Escócia, Portugal e Brasil”, por Nuno Sacramento (SSW)

15 de outubro, 18h30: “Contos à mesa”, com Filipa Faísca

18 de outubro, 18h30: Deambulações a partir de um poema “O outro é uma condição essencial da construção”, por Dália Paulo

20 de outubro, 18h30: "Quando ontem era hoje/ a invisibilidade na arqueologia do contemporâneo", por Miguel Cheta

23 de outubro, 15h00: Mesa posta - Apresentação dos resultados ao público

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07