02-10-2006 - 17:12
O Pólo Tecnológico encontra-se na fase final de candidatura para aprovação na Agência de Inovação. O CRIA apresentou o modelo proposto no dia 29 de Setembro, abrindo um debate dentro da UAlg que se estenderá até 22 de Outubro.
O CRIA vai realizar três sessões de apresentação do modelo de Pólo Tecnológico e de auscultação de sugestões nos dias 4, 11 e 18 de Outubro, pelas 12h00. As sessões de 4 e 11 de Outubro realizar-se-ão no CRIA. A sessão de 18 de Outubro será no campus da Penha, Escola Superior Tecnologia sala 180 (junto ao bar). Nestas sessões apresentaremos em detalhe o modelo de Pólo Tecnológico, as questões em aberto, a ligação UAlg-Pólo Tecnológico. Haverá amplo espaço para debate e para apresentação de sugestões.
Objectivos Pólo Tecnológico:
Transferência de Tecnologia da UAlg para o consumidor/empresas (patentes e spin-offs). Prestação de serviços, apoio às empresas da região e do país.
Modelo de Pólo Tecnológico:
Duas estruturas fazem parte do Pólo Tecnológico. O Centro Empresarial da Base Tecnológica (CEBT) alojará e apoiará empresas baseadas no conhecimento. O Instituto de Novas Tecnologias (INT) fará investigação aplicada e prestação de serviços -- investigação contratada e prestação de serviços baseados em tecnologia e equipamentos próprios do INT. É importante frisar que os investigadores serão quadros do INT e que no INT não haverá laboratórios ligados à UAlg.
Ligação UAlg:
INT corolário do know-how da UALG , estrutura de transferência das ideias da investigação da UALG para o consumidor/empresas. Investigadores da UAlg colaborarão em projectos com o INT.
Pontos em discussão:
Divisões I&D a integrar no INT. Funcionamento na transição de investigadores da UAlg. Prestações de serviços transferíveis para o INT. Projectos UALG com potencialidade de valorização comercial via INT.