UAlg Logótipo

Programa Start-Up fornece formação empreendedora a alunos universitários

09-07-2015 - 10:24

Foto: Ed Yourdon (CC BY-SA 2.0)

Com o apoio e orientação de professores e voluntários/consultores de negócio, o programa Start-Up fornece uma formação empreendedora a alunos universitários. Através da organização e operação de uma mini-empresa, os alunos aprendem a estrutura do sistema empresarial e os seus benefícios. No desenvolvimento deste programa é dado um especial enfoque ao desenvolvimento do plano de negócios e da proposta de investimento e a questão de fundo que os alunos devem ter sempre em mente: “será que eu investiria o meu dinheiro nesta empresa?”.

Tópico 1: Apresentação da Mini-Empresa
Os alunos trabalham com o professor e o voluntário na definição dos objetivos gerais da Mini-Empresa; compreendem a estrutura básica da Mini-Empresa e analisam as funções que poderão desempenhar. A equipa começa a pensar numa ideia de negócio.

Tópico 2: Atribuição de Responsabilidades
Os alunos discutem sobre as qualidades que querem que os líderes da Mini-Empresa tenham e elegem um presidente e os diretores para a equipa de direção; fazem também reuniões de equipa para eleger outros membros.

Tópico 3: Avaliação e Seleção das ideias de
Produtos/Serviços
Os alunos discutem as ideias de negócio e desenvolvem um plano de estudo de mercado. Após avaliação deste estudo selecionam o produto/serviço e escolhem um nome para a sua Mini-Empresa.

Tópico 4: Elaboração do Plano de
Negócios/Proposta de Investimento
Os alunos reúnem-se para desenvolverem os planos e objetivos de cada departamento. Elaboram estratégias para a Mini-Empresa, as quais incluem um Plano de Negócios. No decorrer do ano de vida da Mini-Empresa, os alunos devem começar a trabalhar na Proposta de Investimento, que também será um trabalho avaliado nas Competições Nacional e Europeia.

Tópico 5: Funcionamento da Mini-Empresa
Os alunos começam a trabalhar em conjunto para dar início às operações da Mini-Empresa. Os diferentes departamentos reúnem-se com frequência. Os alunos podem optar por produzir e vender o produto ou podem apostar apenas no desenvolvimento da Proposta de Investimento, de encontrar parceiros, investidores etc.

Conclusão das Operações
As Mini-Empresas encerram as suas atividade, os alunos trabalham em conjunto na conclusão das operações e na liquidação da Mini-Empresa, concluem a produção e as vendas, completam e revêem todos os registos, preparam o relatório anual e distribuem dividendos pelos titulares.

Mais informações em www.japortugal.org.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07