UAlg Logótipo

Projeto PROteuS pretende criar Cluster de Vigilância Marítima no Mediterrâneo

09-11-2017 - 11:13

A Universidade do Algarve, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia marcou presença na terceira reunião do Projeto PROteuS que teve lugar em Valência, Espanha a 23 e 24 de outubro de 2017.

A reunião teve como foco, entre outras atividades do projeto, a criação de um cluster mediterrâneo de vigilância marítima, para incrementar a inovação e as capacidades de investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e tecnologias e a cooperação internacional entre os atores envolvidos, com enfoque nos mecanismos de segurança e vigilância no Mediterrâneo. O cluster terá como objetivo fomentar oportunidades de negócio e explorar o potencial de mercado da indústria da Vigilância Marítima como por exemplo, monitorização do tráfico de passageiros e de cargas, controlo de fronteiras, controlo de pescas, minimização de riscos ambientais, etc…

Teve ainda lugar, no dia 25 de outubro, uma reunião de um Comité Científico que reuniu parceiros do projeto, e especialistas externos, com o objetivo de providenciar conhecimento técnico especializado relevante à implementação do Cluster de Vigilância Marítima no Mediterrâneo. O Dr. João Vargues foi o especialista convidado pela Universidade do Algarve para estar presente no comité, representando a Associação para a Dinamização do conhecimento e Economia do Mar no Algarve (Mar Algarve), parceira associada do Projeto.

O Projeto PROTeuS é financiado pelo Programa INTERREG MED da União Europeia, Eixo Prioritário 1 – Promover capacidades de inovação na área do Mediterrâneo para o desenvolvimento de um crescimento inteligente e sustentável; Objetivo Específico 1.1 – Aumentar a atividade transnacional de clusters e redes inovadoras de setores-chave da área MED.

proteus.png

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07