Roadshow: Redes de Nova Geração

23-06-2009 - 10:41


Arranca já na próxima segunda-feira, dia 22 de Junho, um Roadshow que visa promover sessões de incentivo das competências de I&D e industriais do nosso país associadas às RNG's.

A cidade da Covilhã é o primeiro destino do Roadshow promovido pela QREN e pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e que tem como objectivo dar a conhecer as Redes de Nova Geração como uma oportunidade de negócio para as empresas. O Roadshow passará também por Coimbra, Aveiro, Évora, Lisboa, Faro, Porto e Guimarães. Conheça aqui os detalhes da agenda deste Roadshow.

O Roadshow culminará com um grande encontro de debate, intitulado 'Predictions & Broadband Summit - Serviços de Nova Geração: Inovação nos Serviços Públicos, nas Empresas e nas Comunidades', uma iniciativa que se realiza no dia 7 e 8 de Julho, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

Neste encontro, serão apresentadas as conclusões do estudo lançado pela APDC sobre os impactes concretos das RNG na economia e na sociedade, identificando-se quais os desafios que o País enfrenta e quais são as melhores formas de dar resposta a eles. Será ainda apresentado o Predictions para Portugal da Deloitte. O debate em torno de grandes áreas-chave que mais serão impactadas com a largura de banda de alto débito, como o Turismo, Cultura, Lazer, Educação, Saúde e Aging, Segurança e Justiça, Mobilidade, entre outras, e a apresentação de casos concretos do que de mais importante se pode fazer e já se está a fazer na alta velocidade, tanto em termos nacionais como internacionais, completam este grande evento.

As Redes de Nova Geração são uma prioridade estratégica para o país definida pelo Conselho de Ministros. A disponibilidade destas redes e dos serviços que suportam (fixos e móveis de voz, Internet e televisão) deverão posicionar Portugal no topo da modernidade e eficiência das Comunicações Electrónicas e das Tecnologias de Informação e Comunicação a nível europeu e mundial.

A banda larga acima 100 Mbits/s são um caminho para o desenvolvimento económico e social e assumem-se como o novo padrão de comunicações para as próximas décadas nas mais diversas áreas.

As Redes de Nova Geração e o seu programa de incentivos pretendem criar uma indústria capaz de satisfazer as necessidades de fornecimento das componentes tecnológicas para construção destas redes e conceber serviços inovadores que tirem partido da capacidade tecnológica implantada, oferecendo vantagens relevantes aos utilizadores finais, quer particulares quer empresariais.
Esta iniciativa de apoio à competitividade das empresas nacionais nos seus investimentos em Redes de Nova Geração, conta com a atribuição de 41,7 milhões de euros de financiamentos estruturais do QREN, através do programa Compete.



Fonte: Sítio das Redes de Nova Geração