UAlg Logótipo

UAlg Inicia Estudo sobre Consumo de Produtos Agroalimentares Locais nos Hotéis e Restaurantes da Região

16-01-2017 - 14:21

Sob a alçada do projeto Agrotur, que tem como objetivo reforçar fatores de competitividade das empresas agroalimentares dos territórios de baixa densidade do Algarve, a Universidade do Algarve vai iniciar um estudo de diagnóstico da realidade das trocas comerciais entre o setor agroalimentar e os hotéis e restaurantes na região.

“O projeto Agrotur surgiu na sequência da recomendação da RIS3 de reforçar a cadeia de valor regional, explorando sinergias intersetoriais. Com um conjunto de atividades desenhadas para potenciar os produtos do setor agroalimentar através da sua integração no consumo intermédio do setor turístico, o Agrotur contempla, ainda, a realização de um estudo alargado, tanto junto de produtores das regiões de baixa densidade, como de responsáveis da hotelaria e restauração ou de outros stake-holders de relevo na região. O grande objetivo é perceber em que moldes podem e devem avançar estas novas redes comerciais a estabelecer”, explica Hugo Barros, responsável pelo CRIA da Universidade do Algarve.

O estudo propõem-se caracterizar a oferta dos territórios de baixa densidade e a procura das empresas do setor do turismo do Algarve, mapeando, por um lado, as parcerias já existentes e, por outro, analisando estratégias de comercialização e de distribuição que permitirão aumentar o consumo interno destes produtos locais. Este estudo visa, ainda, estimar o valor acrescentado que estas novas redes de parceria poderão trazer para a região.

“Já tivemos oportunidade de visitar grande parte das freguesias de baixa densidade alvo do projeto e, apesar de nos termos deparado com uma população bastante envelhecida e mais mobilizada para a produção agroalimentar de subsistência, verificámos que essa realidade pode estar a mudar. Existe já um conjunto pequeno mas significativo de exeções: para além dos pequenos produtores que se lançaram com os anteriores programas de apoio e cujos projetos têm vindo lentamente a vingar, encontrámos jovens empreendedores que, com a recente crise, se instalaram nestas zonas mais rurais para capitalizar património familiar até aqui abandonado” afiança João Amaro, presidente da direção da Tertúlia Algarvia, outro dos parceiros do Agrotur. 

O projeto vai decorrer até ao final do corrente ano e como explica Marco Vieira, Diretor do Nera “pretende envolver todos os produtores do setor agroalimentar nos territórios de baixa densidade, por um lado, e todas as unidades hoteleiras e de restauração em qualquer região litoral ou interior do Algarve”. Os interessados em obter mais informação sobre qualquer das atividades do projeto deverão contactar o CRIA, através do endereço cria@cria.pt.

O projeto Agrotur – Promoção de produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade no setor do turismo, é uma iniciativa conjunta do NERA, da UAlg e da Tertúlia Algarvia, financiada pelo CRESC - Algarve 2020.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07