04-12-2014 - 10:51
A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, é a anfitriã de doze comunidades de inovação temáticas, que têm lugar no campus de Gambelas. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto Algarve 2015 – Empreender e Inovar +, co financiado pelo PO Algarve 21, e tem como principal objetivo convidar os responsáveis de cada setor a reflectir, ao longo destes encontros, sobre áreas de intervenção consideradas estratégicas para a região.
Assim, o setor do turismo vai reunir no dia 9, terça-feira, para discutir sobre novas áreas formativas ou de competências a implementar na ofertar formativa regional, mercados específicos como o turismo desportivo ou o “científico” direcionado para o cluster do mar e do turismo acessível.
No setor do mar, cujas reuniões se realizam no dia 10, quarta-feira, será abordado, para além do tema da oferta formativa, a certificação de origem dos produtos, a necessidade de intervenção em infraestruturas de suporte ou a possibilidade de implementação de parques eólicos offshore.
Por fim, as comunidades de inovação do setor do Ambiente e Energias Renováveis terão lugar no dia 11, quinta-feira, e versarão sobre meios e técnicas para resolver a questão da separação de lixo, o lançamento de um prémio regional de eficiência energética ou a criação de um cluster para o setor solar.
Todos os interessados em integrar as comunidades de inovação deverão inscrever-se previamente, através do e-mail cria@ualg.pt, com indicação do setor e tema no qual pretendem inscrever-se, bem como nome, empresa, cargo ou função e endereço eletrónico.