UAlg Logótipo

UAlg marca presença na Oceans Business Week

02-06-2016 - 14:36

De 2 a 4 de junho, a Universidade do Algarve vai estar no Oceans Business Week, no Centro de Congressos de Lisboa, comprovando, assim, o seu importante estatuto na área do Mar. Além do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vários centros de investigação da Academia algarvia irão dar a conhecer as potencialidades que a UAlg tem a nível nacional e internacional, sendo uma verdadeira universidade do mar e dos oceanos, à escala global.

Depois de, em 2015, já ter confirmado a sua excelência na área do Mar na Blue Week, a UAlg volta agora a apresentar-se no Ocean Business Week, um espaço que conta com a participação de projetos, startups, universidades, entidades públicas e privadas, empresas e empreendedores nacionais e internacionais, abrangendo grandes áreas temáticas - Portos, Mar e Segurança, Aquacultura, Investigação & Desenvolvimento, Industria Marítima, Mar 2020, Energias Renováveis, Turismo e Cultura. Num evento que se apresenta como estratégico para debater a relação do País com o Mar, a Universidade do Algarve terá uma presença muito forte, com grandes novidades na área da investigação marinha, contando para isso com a presença do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA).

Líder no setor do Mar, a UAlg tem apostado largamente nesta área de ensino e investigação. É este Mar que a Universidade do Algarve chamou a si para estudar há mais de 35 anos, que serviu de mote para a criação do novo curso de licenciatura em Gestão Marinha e Costeira, que irá funcionar já no próximo ano letivo, 2016/2017. Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, congratulou a Universidade do Algarve por esta iniciativa, demostrativa do empenho desta instituição na formação de recursos humanos qualificados nas disciplinas das Ciências do Mar, salientando o objetivo expresso desta nova licenciatura de sustentar e dinamizar o setor empresarial em vários domínios da economia do mar. A colocação em empresas de recursos humanos altamente qualificados potenciarão, necessariamente, o sucesso económico das mesmas, e é um passo fundamental para se materializar com sucesso o desígnio nacional do regresso ao “mar português.” 

Recorde-se que a matriz fundacional da Universidade do Algarve teve sempre presente o Mar, elemento que continua a ser uma das suas áreas estratégicas prioritárias, conforme previsto no Plano Estratégico. Tem cursos de licenciatura (2), mestrado e mestrado internacional (4), mestrado Erasmus Mundus (2), doutoramento (2), e doutoramento Erasmus Mundus (2), ligados à temática do mar e vários acordos bilaterais com as mais importantes universidades europeias. Tem ainda três centros de I&D sediados na UAlg, que têm gerido vários projetos de investigação, de transferência de conhecimento e de extensão. António Branco, reitor da UAlg, considera que “o Mar está ligado à Instituição desde a sua criação e é sentido como seu património e estandarte. Quer o Mar, quer os seus recursos têm um papel muito preponderante nas diversas atividades que aqui se desenvolvem, desde o ensino à investigação, sem esquecer a cooperação e a transferência de conhecimento”. O Oceans Business Week é organizado pela Fundação AIP, em parceria com o Ministério do Mar e com o alto patrocínio do Presidente da República.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07