UAlg Logótipo

UAlg planeia formação sobre eficiência energética em edifícios históricos

01-10-2015 - 16:01

No dia 29 de setembro a Universidade do Algarve através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) recebeu a parceria do projeto EH-CMAP – Advanced Training on Energy Efficiency in Historic Heritage para planificação de atividades futuras a implementar no âmbito do projeto.

EH-CMAP_logo_RGB_web.png

O EH-CMAP é um projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação “Parcerias Estratégicas nas áreas da Educação, Formação e Juventude”. O objetivo do projeto é facilitar a interdisciplinaridade entre as áreas da construção, eficiência energética, património cultural e edifícios históricos através do desenvolvimento de ferramentas educacionais baseadas em mapas conceptuais e em software livre. Para além da UAlg, a parceria do projeto integra uma Agência de Energia da Croácia, denominada IRENA (parceiro líder); o Patronato de la Alhambra y el Generalife (Granada, Espanha); uma Agência de Energia de Malta, designada MIEMA; e a Universidade de Roma "La Sapienza", Itália.

No âmbito do EH-CMAP, a UAlg irá realizar uma ação de formação para alunos das áreas de Património, Engenharia, Eficiência Energética e áreas afins. A formação irá utilizar uma metodologia de aprendizagem baseada em mapas concetuais (Cmaps) e proporcionará uma análise de edifícios históricos do Algarve cuja reabilitação inclui medidas de eficiência energética. O curso será realizado ainda no primeiro semestre, em horário noturno e está em estudo a possibilidade de creditação através de ECTS. Os alunos com melhor aproveitamento terão ainda a possibilidade de frequentar um curso sobre a mesma temática, mais aprofundado, a realizar em Granada em 2016.

Para mais informações sobre o Projeto EH-CMAP e das atividades em curso, consulte o site: www.eh-cmap.eu.

erasmus.png

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07