UAlg Logótipo

Universidade do Algarve e Municipio de Faro marcam presença no evento de encerramento do projeto Local4Green

23-10-2019 - 10:22

Decorreu durante os dias 21 e 22 de outubro, em Victória (Ilha de Gozo, Malta), o evento de encerramento do projeto Local4Green - LOCAL Policies for GREEN Energy, que associou à 7ª reunião de parceira do projeto, o II Seminário Internacional do projeto Local4Green, e o II Seminário Nacional de Malta.

O evento de benchmarking e networking transnacional foca-se na partilha de boas práticas ao nível do desenho e implementação de políticas fiscais verdes, que conta com a participação dos parceiros internacionais, e de representantes dos municípios-piloto - municípios de Pregrara (Croácia), Kocevje (Eslovénia), San Lawrenz (Malta) e Faro (Portugal).

O projeto Local4Green trabalhou de perto com os municípios das suas regiões parceiras no desenho e teste de políticas fiscais verdes, inovadoras, a nível local, e monitorizar os seus resultados na disseminação de fontes de energia renováveis. No total foram desenhadas 154 políticas, 48 das quais já foram aprovadas e estão em execução ou processo de implementação, em 78 municípios oriundos de 9 regiões mediterrâneas: Valência (Espanha), Valeta (Malta), Zagreb (Croácia), Thermi (Grécia), Roma (Itália), Liubliana (Eslovénia), Nicósia (Chipre), Algarve (Portugal) e Tirana (Albânia).

Na região do algarve, o projeto Local4Green trabalhou diretamente com os municípios de Aljezur, Monchique, Portimão, Lagoa, Silves, Faro, Olhão e Alcoutim. na definição e implementação de políticas fiscais inovadoras, com vista a incentivar o uso de fontes de energia renovável, quer no setor público quer no privado.

O projeto Local4Green é financiado pelo Programa INTERREG MED através do Eixo Prioritário 2 - Perseguir estratégias de baixo carbono e eficiência energética em territórios específicos MED: cidades, ilhas e áreas remotas; Objetivo Específico 2.2 – Aumentar a quota dos recursos locais renováveis em planos e estratégias mistas de energia em territórios MED específicos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07