Universidade do Algarve marcou presença na 2ª edição do Portugal Tecnológico

14-10-2009 - 04:05


Terminou Sábado, dia 10 de Outubro, a segunda edição do Portugal Tecnológico que decorreu no Parque das Nações na FIL, Feira Internacional de Lisboa. A participação do Algarve deu a conhecer o que de mais inovador e tecnológico têm para oferecer os principais players sediados na Região.


A ideia base foi comunicar que o Algarve é muito mais que turismo. Os 400 m2 destinados ao Algarve, revelaram o que de melhor estão a fazer as empresas e a Universidade do Algarve, em áreas tão distintas como a Energia, Comunicações, Educação, Segurança, Multimédia ou a Domótica.


Os visitantes puderam ver as últimas novidades, interagir com apresentações práticas de projectos, e experimentar as investigações tecnológicas, como por exemplo um projecto para comunicação wireless debaixo de água, instalado no maior aquário móvel da Europa, presente no espaço do Algarve, referiu a Profª Doutora Teresa Borges, pró-reitora da Universidade do Algarve.


O “Portugal Tecnológico 2009”, recebeu 22.885 visitantes nos quatro dias em que decorreu o evento, um número que representa um crescimento de 40,5% em base comparável.



A maior mostra nacional de tecnologia e inovação reuniu, de 7 a 10 de Outubro, cerca de 200 expositores, que representaram 700 empresas e 70 entidades.


No Pavilhão do Algarve participaram os seguintes 17 expositores, 6 dos quais da responsabilidade da Universidade do Algarve.



Comunicação wireless debaixo de água UAN
O Laboratório de Processamento de Sinais (SiPLAB) da Universidade do Algarve e coordenado pelo Prof. Doutor Sérgio Jesus lidera um grupo de seis parceiros europeus que pretendem criar uma rede sem fios para comunicar através do som dentro de água. O objectivo é colocar a rede wireless ao serviço da segurança subaquática de infra-estruturas estratégicas. O projecto UAN “Underwater Acoustic Network reúne centros de investigação e empresas da Itália, Noruega, Suécia e Portugal foi apresentada no maior aquário móvel da Europa no interior do pavilhão do Algarve Tecnológico. 


SIMPATICO – Sistema Integrado de monitorização do Guadiana
Coordenado pelo Dr. E. Garrel e apresentado pela Universidade do Algarve o projecto “SIMPATICO” é um sistema de gravação autónomo com acesso remoto a dados, para monitorização contínua da qualidade da água no local e das correntes no Estuário do Guadiana. O sistema inclui uma bóia, uma sonda multiparâmetros e um medidor de corrente. Os dados gravados são descarregados automaticamente e exibidos na web.

Alfaetílico
Este projecto coordenado pela Prof.ª Doutora Maria Emília Costa consiste na produção de bioetanol de 2ª geração. O bioetanol é um álcool de origem biológica, potencial substituto da gasolina nos veículos automóveis. Neste projecto é produzido a partir de polpa de alfarroba, proveniente de resíduos da indústria transformadora. Esta matéria-prima, rica em açúcares é fermentada por leveduras dando origem ao álcool etílico de combustão-limpa.
 
ICCE - Centro Internacional de Coastal Ecohidrologia
Com o galardão da UNESCO este centro de investigação promove a ciência, educação e áreas públicas awarenessin de especialização, especialmente em África e regiões do Mediterrâneo. Promoção da gestão sustentável das zonas costeiras e dos recursos hídricos.Tem como objectivo melhorar os processos do ecossistema para sustentar bem-estar social; Adaptação dos ecossistemas costeiros a impactos antropogénicos e clima. O ICCE foi aprovado pelo Comité Intergovernamental da UNESCO, em Junho de 2008, está sediado na Universidade do Algarve e é coordenado pelo Prof. Doutor Luís Chícharo.



CRIA – Centro Regional para a Inovação do Algarve
Este organismo foi criado na Universidade do Algarve, em 2003, com o objectivo de promover as relações entre a universidade e as empresas, apoiar a constituição de novas empresas (start-ups e spin-offs) de base tecnológica e de conhecimento. O apoio à Propriedade Industrial é feito pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial que é acolhido pelo CRIA. É actualmente coordenado pelo João Amaro.

Avaliação de Ambiente Acústico
O manequim biauricular “Marisa”, equipado com um sistema de audição estéreo, avalia o nível acústico a que um ocupante está sujeito em espaços interiores não uniformes e o nível de conforto acústico, da clareza da voz, entre outros, em ambientes ocupados. Este projecto está associação à Faculdade de Ciências e Tecnologias (Departamento de Ciências da Terra, Ambiente e do Mar) e é coordenado pelo Prof. Doutor Eusébio Conceição.

Solução integrada para Hotelaria
A Algardata S.A., é uma empresa reconhecida no mercado das TI, apresentou o Núcleo de I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) – conceito e projectos a decorrer. Mostrou de forma dinâmica as soluções interactivas e digitais que a Algarweb disponibiliza, e, expôs os módulos de gestão recentemente desenvolvidos para a solução integrada de Hotelaria – HOST Hotel Systems.

Controle de acessos a recintos desportivos e gestão energética de edifícios
A Alldomotics, Lda., é uma empresa integradora, especializada na gestão energética, gestão técnica de edifícios, domótica, controle de acessos e segurança. A empresa está instalada no Parque Industrial de Loulé e expôs as últimas aplicações desenvolvidas para os mercados da hotelaria e recintos desportivos. Concretamente mostrou a solução instalada no Estádio do Olhanense.

Marketing tecnológico
A Inesting é uma empresa especializada na criação e gestão de campanhas publicitárias em motores de busca. Gere diariamente milhares de cliques para clientes, em sistemas como o Google Adwords ou o Yahoo SM. A empresa revelou como optimizar campanhas e a versão beta do portal de mensagens SMS.

Multimedia e comunicação visual
A Ideias Frescas é uma empresa de base tecnológica sediada em Faro. Desenvolve a sua actividade desde 1998 nas áreas da multimédia e do design. Especializou-se nestes últimos anos na produção de soluções inovadoras como o SavDOc – Sistema de Avaliação de Docentes - único no país, e outras como Sistemas SMS, Corporate TV e Plataformas web.

Cartas energéticas e iluminação pública fotovoltaica em praias isoladas
A AREAL, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção e implementação da Eficiência Energética e da utilização das Energias Renováveis, através de estudos de viabilidade, projectos de especialidades, auditorias energéticas e Certificação Energética de Edifícios e da Qualidade do Ar Interior. Apresentou uma solução de iluminação pública implementada em Praias de Albufeira com recurso à energia fotovoltaica. Para além disso disponibilizou as cartas energéticas de vários concelhos do Algarve, com destaque para a carta energética do concelho de Lagos.



Áreas de Acolhimento Empresarial e Parques Industriais na Internet
O portal Algarve Acolhe é uma ferramenta de apoio à decisão de empresários que se pretendam instalar na Região do Algarve. O portal divulga e disponibiliza informação das áreas de acolhimento identificadas em Planos Municipais de Ordenamento do Território de acordo com o grau de concretização das infra-estruturas de acolhimento e com a dimensão das áreas disponíveis. É uma iniciativa dinamizada pela CCDR Algarve que as outras CCDRs do País (Norte, Centro Alentejo, Lisboa e Vale Tejo), pretendem vir a adoptar. Colaboram a Delegação do Ministério da Economia e a AMAL.

Valorização da Polpa de Alfarroba
Valor Alfa é um projecto, dinamizado por Manuel Caetano, para o desenvolvimento de uma gama completa de extractos anti-oxidantes, bebidas polifuncionais, fibras alimentares e outros ingredientes alimentares a partir das polpas de alfarroba numa parceria entre o LNEG, IST e a empresa Industrial Farense.



Soluções de Proteção contra Incêndios
A Global Fire Equipment foi iniciado por João Paulo Ajami na Dinamarca, na Primavera de 1994 e passou por uma série de mutações até se tornar um player mundial no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de proteção contra incêndios. A Global Fire actualmente conta com 40 colaboradores, exporta para 50 paises e está instalada no MARF, em Faro.

Planos Municipais de Ordenamento do Território na Internet
O objectivo do projecto é facilitar o acesso dos cidadãos à informação territorial e de planeamento municipal, através da criação de um portal regional e de um conjunto de sites autárquicos que, de forma interactiva, forneça as plantas de localização e os extractos dos planos municipais de ordenamento do território. A aplicação, permite a utilização de ferramentas de visualização interactiva e a pesquisa espacial. Estão envolvidos, a Agência Globalgarve e os municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Estação de Tratamento de Água (ETA)
A Estação de Tratamento de Água da Hubel Indústria da Água está concebida para a produção de água destinada a consumo humano. Soluções chave-na-mão, modulares e compactas, de funcionamento automático, estão prontas a funcionar. As ETA’s da Hubel Indústria da Água são soluções robustas e eficientes, com baixos custos de manutenção e operação, que permitem a produção de água para consumo humano de acordo com as normas nacionais e internacionais. A solução apresentada durante a FIL será testada numa ilha dos Açores.

Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico terá acesso a todas as infra-estruturas que servem o Hotel e o Autódromo Internacional do Algarve, localizado junto a Portimão. Terá modernas infra-estruturas técnicas de apoio, como a rede de fibra óptica, criando condições para que futuros utilizadores do Parque Tecnológico, possam nas áreas da pesquisa e desenvolvimento funcionar em estreita relação com o circuito. Interessa a construtores de automóveis, motos, pneus, combustíveis e lubrificantes e a empresas inovadoras e /ou de base tecnológica esta infraestrutura disponilbilizada pela Parkalgar.


Uma boa parte dos projectos apresentados pelo Algarve no Portugal Tecnológico 2009 tiveram financiamento recentemente aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional PO Algarve 21 / QREN, para além das empresas que têm apoios comunitários através de programas nacionais.
A dinamização global da presença do Algarve foi da responsabilidade da CCDR Algarve.



Para mais informações visite o sítio do Portugal Tecnológico.