UAlg Logótipo

Universidade do Algarve participa em Rede de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social

03-03-2016 - 16:12

O novo organismo visa revitalizar a economia e a prática empreendedora na região, propõe sinergias entre entidades locais e uma estratégia de intervenção concertada para gerar respostas adequadas às necessidades dos empresários algarvios.

O impulso direto à economia e a consolidação do ecossistema empreendedor algarvio são prioridades da nova entidade, que foi apresentada na sede do núcleo de Faro da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que também integra a referida rede.

No núcleo de coordenação inserem-se a ANJE, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, o CRIA da Universidade do Algarve – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve.

Os 16 municípios da região algarvia, por sua vez, compõem o núcleo de implementação. Neste encontro marcaram presença representantes dos municípios de Alcoutim, Aljezur, Faro, Loulé, Lagos, Lagoa, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.

As áreas de intervenção prioritária, a estrutura de governação e o modelo de funcionamento da rede foram as principais matérias discutidas na reunião.

A Rede concentra esforços na concretização de sinergias entre os dois grupos, funcionando o Núcleo de Implementação como um agregador de pontos de ignição e entidades parceiras, elementos que se constituem como mediadores no apoio direto aos empresários.

A Rede Regional de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social surge com o desígnio central de operacionalizar ações com vista à consolidação da prática empreendedora na região do Algarve, propondo ainda a implementação de um sistema de resposta competitivo capaz de enfrentar as necessidades de desenvolvimento económico e social.

No final da reunião Steven Piedade, diretor nacional da ANJE, revelou as expectativas sobre o impacto da Rede no desenvolvimento do ecossistema empreendedor local: “A operacionalização da Rede Regional de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social assume uma importância crucial pelas sinergias criadas entre as entidades do projeto. Estas ligações são fundamentais para materializar a intenção de afirmar e apoiar o empreendedorismo algarvio”, referiu o responsável.

Texto e foto: jornaldoalgarve.pt

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07