30-06-2008 - 06:39
Na passada sexta-feira, 27 de Junho, uma comitiva de empresários e gestores de transferência de tecnologia italianos e espanhóis visitou a Universidade do Algarve.
A visita, organizada pelo CRIA no âmbito da reunião de encerramento do projecto INTERREG Medocc Technopolis, reuniu elementos das regiões da Andaluzia, Umbria e Sicília, que percorreram os dois Campus da Universidade do Algarve.
No Campus de Gambelas as visitas envolveram apresentações do CRIA, do CDCTPV – Centro de Desenvolvimento de Ciências e Tecnologias de Produção Vegetal e a investigação realizada pelo Prof. Eusébio Conceição na FCMA. No Campus da Penha a visita centrou a EST – Escola Superior de Tecnologia nas suas várias áreas científicas com enfoque nas tecnologias alimentares.
O objectivo central do projecto Technopolis foi a criação de uma rede entre os tecnopolos do Algarve (em fase de estruturação) e outros pólos de ciência e tecnologia do território do Mediterrâneo Ocidental. Foram recolhidas um conjunto de experiências e boas-prácticas que permitem consolidar as capacidades das regiões participantes no projecto dinamizando uma rede internacional de actores das regiões mediterrânicas com enfoque na inovação.
Neste projecto, o CRIA participou ainda com a elaboração de dois documentos, o Manual de Criação de Empresas de Energias Renováveis e o estudo Regional Diagnosis for Innovation and Technological Profile in Medocc Regions.