19-07-2007 - 10:31
No dia 18 de Julho, durante todo o dia, o Centro Regional para a Inovação do Algarve (CRIA) levou um grupo de investigadores da UAlg às instalações da Necton, da Faropeixe e da Timar.
“A promoção de laços pessoais entre investigadores e empresários, isto é, entre quem produz conhecimento e quem o valoriza comercialmente, é um dos primeiros passos a dar para que a transferência de tecnologia possa acontecer. Esta iniciativa vai precisamente nesse sentido”, explica João Amaro, gestor de projectos do CRIA.
O ponto de partida para a visita organizada pelo CRIA a três empresas a actuar na área do mar, foi a sala de reuniões da Biblioteca Central da UAlg, no Campus de Gambelas.
Ali foi feita uma pequena apresentação sobre os projectos de I&D desenvolvidos pela Necton, empresa do sector da biotecnologia marinha, especializada na produção de microalgas e sal marinho, seguindo-se a visita às instalações da companhia.
Pelas 11h15 deu-se a chegada à Faropeixe, uma produtora de patês de peixe e mariscos, situada em Olhão. Depois do almoço, a partir das 14h20, o grupo visitou a terceira empresa prevista, a Timar, que se enquadra no sector da aquacultura e serviços relacionados, sendo que o regresso ao Campus de Gambelas aconteceu por volta das 17h00.
O CRIA tem como missão a promoção, transferência e dinamização comercial de tecnologia e conhecimento, a nível regional, apoiando as relações universidade-empresa, e regendo-se pelos princípios da difusão de inovação, funcionamento em parceria, articulação nacional e internacional e sustentabilidade económica.
A visita foi apenas a primeira de um conjunto de outras, organizadas por área de actividade, cujo grande objectivo é criar oportunidades para que possam surgir projectos comuns no contexto da transferência de tecnologia.