UAlg Logótipo

Criar comunidade para o Crescimento azul no espaço MED

27-06-2018 - 11:07

O propósito de se criar uma comunidade para o Crescimento Azul no espaço MED foi o fio condutor do evento de dois dias que se realizou em Atenas, Grécia, nos dias 20 e 21 de junho.

O evento, denominado “Med Blue Growth Transnational Capitalization & Community Building” foi organizado pelo projeto horizontal InnoBlueGrowth, que reúne projetos MED dedicados ao “Blue Growth”, três dos quais desenvolvidos pela Universidade do Algarve, como entidade parceira: PROTeuS, PELAGOS e MAESTRALE.

Os temas em debate foram a importância da Vigilância Marítima no espaço MED, os desafios relativos ao controlo das fronteiras no Mar Mediterrâneo, atividades de capitalização e metodologias para a criação de um cluster MED, entre outros.

Os alicerces de um cluster MED dedicado à Vigilância Marítima no espaço MED foi tema também da reunião do Comité Técnico e Executivo do projeto PROTeuS, no dia 19 de junho, na qual participou a Universidade do Algarve através de dois colaboradores do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia.

O cluster terá como objetivo fomentar oportunidades de negócio e explorar o potencial de mercado da indústria da Vigilância Marítima como por exemplo, monitorização do tráfico de passageiros e de cargas, controlo de fronteiras, controlo de pescas, minimização de riscos ambientais, etc…

O cluster será constituído por seis “nós nacionais” envolvendo 6 países: Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal.

 

O Projeto PROTeuS é financiado pelo Programa INTERREG MED da União Europeia, Eixo Prioritário 1 – Promover capacidades de inovação na área do Mediterrâneo para o desenvolvimento de um crescimento inteligente e sustentável; Objetivo Específico 1.1 – Aumentar a atividade transnacional de clusters e redes inovadoras de setores-chave da área MED.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07