UAlg Logótipo

Portugal vai ter fundos de empreendedorismo social ainda este ano

16-09-2015 - 15:47

Portugal integra órgão do G8 para mobilizar investidores e Governos para o investimento social.

Investir pensando exclusivamente no lucro é coisa do passado. Nos últimos cinco anos há uma área de interesse crescente - o investimento de impacto ou investimento social. Portugal está na vanguarda desta tendência. O reconhecimento surge "no convite para integrar o grupo restrito de cinco países que integram o órgão de coordenação internacional para mobilizar investidores e governos para a importância do investimento social", explicou ao Económico Filipe Santos, coordenador do Portugal Inovação Social.

Este órgão, o Global Steering Group do Investimento de Impacto substitui o grupo de trabalho do G8 criado na presidência do Reino Unido. A decisão foi "alargar o grupo além do G8 envolvendo mais países com uma agenda clara na área do investimento de impacto". Além de Portugal, foram aceites o Brasil, México, Índia e Israel.

"A sociedade civil desenvolveu, no último ano, um grupo de trabalho de investimento social, mobilizou bancos, CMVM, fundações e escolas de negócios para dinamizar o ecossistema a nível nacional promovido pela Gulbenkian e implementado pelo Laboratório de Investimento Social", disse Filipe Santos. Já o Governo fez uma "aposta estratégica ao criar a Portugal Inovação social, uma estrutura de missão ancorada no Portugal 2020 [o novo quadro comunitário de apoio] que visa mobilizar financiamento" nesta área com 150 milhões de euros. O responsável lembra que esta iniciativa é pioneira, com Portugal na linha da frente.

O país deverá contar, "até ao final do ano", com fundos de empreendedorismo social "que estão a ser regulamentados pela CMVM", acrescentou. Estes fundos poderão investir em vários projectos à semelhança dos identificados no mapeamento já feito das iniciativas "de elevado potencial de empreendedorismo social", o qual "visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional, promovendo Portugal como país pioneiro na UE no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de modelos de negócio inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental."

Texto: Mónica Silvares in economico.sapo.pt. Link.

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07