UAlg Logótipo

Universidade do Algarve e Município de Faro vão a Malta participar no evento final do projeto Local4Green

20-09-2019 - 11:42

Realiza-se no próximo dia 22 de outubro o II International Seminar do projeto Local4Green em Victória, Malta, um evento dedicado ao benchmarking e networking transnacional focado na partilha de boas práticas ao nível do desenho e implementação de políticas fiscais verdes, que irá contar com a participação dos parceiros do projeto, bem como de representantes dos seus municípios-piloto.

O projeto Local4Green tem como principal objetivo trabalhar com as Autoridades Locais na definição e implementação de políticas fiscais inovadoras, com vista a promover as fontes de energia renovável quer no setor público quer no privado (incluindo famílias), preferencialmente dentro do âmbito dos Planos de Ação de Energia Sustentável adotados pelas entidades públicas consignatárias do Pacto dos Autarcas. O projeto apoia o teste de políticas fiscais verdes, inovadoras, a nível local, e monitorizar os seus resultados na disseminação de fontes de energia renováveis.

No que se refere à região do algarve, o projeto Local4Green encontra-se a trabalhar diretamente com os municípios de Aljezur, Monchique, Portimão, Lagoa, Silves, Faro, Olhão e Alcoutim. na definição e implementação de políticas fiscais inovadoras, com vista a incentivar o uso de fontes de energia renovável, quer no setor público quer no privado.

O projeto Local4Green é financiado pelo Programa INTERREG MED através do Eixo Prioritário 2 - Perseguir estratégias de baixo carbono e eficiência energética em territórios específicos MED: cidades, ilhas e áreas remotas; Objetivo Específico 2.2 – Aumentar a quota dos recursos locais renováveis em planos e estratégias mistas de energia em territórios MED específicos. O projeto inclui parceiros da região de Valência (Espanha), Valeta (Malta), Zagreb (Croácia), Thermi (Grécia), Roma (Itália), Liubliana (Eslovénia), Nicósia (Chipre), Algarve (Portugal) e Tirana (Albânia).

local4green.png

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07